Página - Municípios devem atualizar as informações da gestão do Bolsa Família
Municípios devem atualizar as informações da gestão do Bolsa Família
Efeito de Onda
Página Municípios devem atualizar as informações da gestão do Bolsa Família
Crédito: Jana Pessoa
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) identificou que mais de 75% dos municípios brasileiros não atualizaram seus dados no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família Gestor (SIGPBF) no último ano.
Por conta disso a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) alerta os municípios para que providenciem a atualização ou então deixarão de receber um dos incentivos financeiros do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M), que passou de 3% para 5% com a publicação da Portaria nº 81, de 25 de agosto de 2015.
Além disso, dados desatualizados tornam menos efetiva a comunicação entre o MDS e a gestão local do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família (PBF). O MDS utiliza os endereços, os e-mails e os nomes dos integrantes das equipes locais registrados no SIGPBF para enviar correspondências, informativos, comunicados, instruções normativas, ofícios e outros documentos fundamentais para a execução das ações municipais do PBF. (Com informações do MDS)
Em Mato Grosso a Setas também esta apta para prestar apoio e orientação à gestão municipal por meio da equipe da Superintendência de Transferência de Renda vinculada a Secretaria Adjunta de Assistência Social. “O ideal é que os municípios promovam as devidas alterações cadastrais no SGPBF toda vez que houver mudanças na gestão, inclusive informando a Setas para que também possa manter atualizados os dados e contatos dos Prefeitos, Secretários Municipais de Assistência, Gestores-operadores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família”, observa a secretária adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira.
“Já estamos incentivando e mobilizando os municípios por e-mail, é de extrema importância a atualização dos dados cadastrais da Gestão Municipal. Os municípios que realizam a atualização recebem incentivo financeiro do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M). Com esta ação também podemos verificar se estão havendo ou não rotatividades dos técnicos que atuam como gestores-operadores do Bolsa Família nos municípios”, acrescenta Natalício Menezes, superintendente de Transferência de Renda.
Passo a passo
Para verificar se o município está com as informações antigas, é preciso acessar o SIGPBF (com o login e senha) e seguir o caminho: Estados e Municípios > Municípios > Informações dos Municípios. Depois, pesquisar pela cidade e clicar no ícone em forma de lupa (Ações), no canto direito da tela. Veja no exemplo abaixo:
A página do município apresentará as seguintes abas: Prefeitura, Dados da Gestão, Equipe da Gestão, Controle Social e Termo de Adesão.
Na aba Termo de Adesão, o(a) Gestor(a) pode visualizar a data da última atualização de cada uma das abas. Para o cálculo do incentivo financeiro do IGD, são consideradas as atualizações das seguintes abas: Prefeitura, Dados da Gestão e Controle Social. Se todas estiverem atualizadas há menos de 12 meses, o município não terá pendências de informações e poderá imprimir o Termo de Adesão.
Caso o Gestor verifique que as informações do seu município estão desatualizadas, ele deve acessar cada uma das abas e alterar o que for necessário antes de clicar em [Salvar]. Mesmo que as informações continuem as mesmas, é necessário revalidar os dados já cadastrados, clicando em [Salvar].
O MDS alerta que em breve, a desatualização impedirá a impressão do Termo de Adesão.
As orientações completas para atualização de dados de Gestor (a) Municipal, Prefeito (a), Órgão Responsável, Equipe de Gestão e Instância de Controle Social podem ser consultadas na Instrução Operacional nº 57, de 8 de janeiro de 2013. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o MDS por meio dos canais destinados ao Gestor do Programa Bolsa Família: telefone 0800 707 2003 e e-mail gestorpbf@mds.gov.br.
Notícias para Você
Notícias para Você
12 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Conexão CNM já conta com mais de 500 inscritos; garanta a sua vaga
A edição mato-grossense do Conexão CNM, que será realizada nos dias 17 e 18 de novembro, já registra mais de 500 inscrições de representantes de todas as regiões do estado. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento em Mato Grosso conta com o apoio institucional da As…
12 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM prepara edição histórica do Encontro de Prefeitos; lançamento será na próxima segunda-feira
Programado para o próximo mês de março, a edição 2026 do Encontro de Prefeitos promete ser a maior dos últimos anos. O lançamento oficial será no dia 17 de novembro, no Hotel Deville Prime, em Cuiabá, durante o Conexão CNM, programa de imersão e qualificação voltado à modernização da gestão…