Página - Municípios da região Centro-Norte se mobilizam para fortalecer atendimento em saúde mental
Municípios da região Centro-Norte se mobilizam para fortalecer atendimento em saúde mental
Efeito de Onda
Página Municípios da região Centro-Norte se mobilizam para fortalecer atendimento em saúde mental
Crédito: Prefeitura de São José do Rio Claro
Representantes de sete municípios da região Centro-Norte de Mato Grosso se reuniram nesta segunda-feira (10), em São José do Rio Claro, para debater estratégias para aperfeiçoar os serviços de atendimento à saúde mental, por meio da integração das políticas públicas e fortalecimento das redes de assistência.
O evento contou com a participação de membros da Câmara Setorial Temática da Saúde Mental da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Carlos Avallone, e integrada por representantes de várias instituições do estado, entre elas a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Os participantes foram recepcionados pelo prefeito Levi Ribeiro e equipe.
O fortalecimento da saúde mental é uma das prioridades para os municípios da região, composta por São José do Rio Claro, Diamantino, Nortelândia, Alto Paraguai, Nobres, Rosário Oeste e Nova Maringá. Secretários de Saúde e técnicos dos sete municípios estiveram no evento, que também contou com a presença da juíza eleitoral Suzana Guimarães Ribeiro.
Uma das dificuldades das prefeituras é a limitação de recursos, além da necessidade de formação dos profissionais para atender a crescente demanda. “Precisamos aumentar a capacidade dos municípios de fazer diagnósticos territoriais para o levantamento da demanda e implantar a classificação de risco dentro da rede de saúde mental. É importante também a formação e educação permanente dos profissionais”, destacou a secretária de saúde de São José do Rio Claro, Cleide Anzil.
O município é uma das referências na região por já ter garantido alguns avanços no tratamento da saúde mental, como implantação da telemedicina, telediagnóstico, a implementação de fluxos e tecnologias, além da capacitação de equipes.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, foi representado na reunião pela responsável pelo setor técnico contábil, Waldna Fraga, que destacou o apoio da instituição à demanda dos municípios. “Ampliar o atendimento psicossocial à população é uma necessidade constatada diante do crescente aumento dos casos. Os gestores estão atentos a essa realidade e se mobilizando para garantir mais recursos para assegurar atendimento adequado aos pacientes”.
A AMM também orienta os municípios sobre os programas governamentais de apoio à saúde mental. Em recente comunicado técnico enviado aos prefeitos, a instituição informou sobre a concessão de incentivos financeiros para a implantação de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços de Residência Terapêutica (SRT) e Unidades de Acolhimento (UA) nos municípios. Esses dispositivos são essenciais para oferecer atendimento especializado e humanizado às pessoas com transtornos mentais e seus familiares, garantindo seus direitos, reinserção social e autonomia.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
09 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
Municípios de MT se destacam entre os principais destinos de ecoturismo do Brasil
Os municípios de Barra do Garças, Nobres e o Pantanal mato-grossense estão entre os principais destinos do ecoturismo do Brasil para conhecer em 2026. A lista, elaborada pela plataforma Planeta Exo, inclui 15 locais no país que se destacam pelas belezas naturais, biodiversidade, relevância…
09 de Janeiro de 2026 Artigo de opinião
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
O início de 2026 trouxe um sinal claro de mudança para o agronegócio brasileiro. A decisão da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) de se desfiliar da Moratória da Soja marca um ponto de inflexão: prevaleceram o bom senso, a coerência e, sobretudo, a segurança juríd…

