Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - MPO promove capacitação de gestoras públicas para captação de recursos externos

MPO promove capacitação de gestoras públicas para captação de recursos externos

Efeito de Onda

Página MPO promove capacitação de gestoras públicas para captação de recursos externos

  • 16/04/2024 às 08:50
  • - Atualizado há 2 anos

Fonte: Ministério do Planejamento e Orçamento

Crédito: Divulgação/Ministério do Planejamento e Orçamento

No Brasil, a proporção de prefeitas e governadoras que buscam financiamento externo é bastante reduzido. Cerca de 8% do total de pedidos recebidos pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) são oriundos de governos chefiados por mulheres, embora elas estejam a frente de 12% dos municípios e Estados. Para mudar essa realidade, o Ministério do Planejamento e Orçamento, em parceria com o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, a Enap e o Instituto Alziras, está promovendo a primeira capacitação para captação de recursos externos para financiamento de políticas locais exclusiva para gestoras públicas.

A proposta da capacitação é capacitar líderes do executivo estadual e municipal para submissão de propostas à avaliação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que aprova anualmente mais de R$ 35 bilhões em projetos financiados por bancos multilaterais de desenvolvimento. Outro objetivo do curso é incentivar a inserção do componente de gênero nos projetos apresentados. A Cofiex é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), que tem a finalidade de avaliar programas/projetos do setor público que serão financiados com recursos externos de bancos multilaterais de desenvolvimento, e que contam com garantia da União.
“A capacitação para prefeitas e gestoras é uma das nossas principais entregas na agenda de gênero do MPO neste ano. Em levantamento realizado pela nossa Secretaria, a proporção de prefeitas e governadoras que buscam financiamento externo é bastante reduzido. Por isso queremos mais projetos submetidos por mulheres e que eles sejam mais inclusivos e diversos”, explicou Renata Amaral, titular da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), responsável pela iniciativa.
A Cofiex, explica Amaral, aprova projetos financiados por bancos de desenvolvimento com impacto direto na vida da população brasileira em setores como educação, saúde, saneamento, infraestrutura e meio ambiente. Para ela, a participação de um número maior de gestoras na apresentação de projetos, trará novas perspectivas para as políticas públicas, além de possibilitar maior equidade entre mulheres e homens.
O curso é gratuito e presencial, em Brasília, entre 8 e 10 de maio de 2024. São 50 vagas e a CAF vai financiar a passagem e hospedagem das participantes. As inscrições vão de 11 a 21 de abril.


SERVIÇO 
Capacitação para captação de recursos externos para financiamento de políticas locais com perspectiva de gênero - exclusivo para gestoras públicas.

Data e hora: 8 a 10/5/2024
Modalidade: Presencial
Vagas: 50
Público-alvo: Governadoras, vice-governadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias de Estado ou de município a partir de 90 mil habitantes
Local: Sala Inovatio e Espaço Varandas – Enap- Brasília-DF
Período de inscrições: 11 a 21/4/2024
🔗 Link para as inscrições: https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2530/

E-mail para dúvidas: cofiex@economia.gov.br
Telefone: 61 20204464

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

Capacitação
Gestoras públicas
Finaciamento externo
active
Plugin