Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Mais de 120 representantes de prefeituras estão inscritos para palestra sobre eSocial

Mais de 120 representantes de prefeituras estão inscritos para palestra sobre eSocial

Efeito de Onda

Página Mais de 120 representantes de prefeituras estão inscritos para palestra sobre eSocial

  • 25/07/2023 às 10:37
  • - Atualizado há 3 anos

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Agência CNM

Gestores e técnicos de dezenas de prefeituras participam nesta quarta-feira (26), a partir das 10 horas, de palestra  sobre Retenções Previdenciárias, Impactos do eSocial e da EFDREINF. A capacitação será realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) com o objetivo de orientar sobre a implantação do  Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O evento será transmitido no formato on-line, por meio da plataforma Zoom, com cerca de duas horas de duração, entre exposição do assunto e perguntas.

Até a manhã desta terça-feira (25), 121 representantes de prefeituras já haviam feito a inscrição, que está aberta no site da AMM. Há vários dias a instituição está mobilizando equipes das prefeituras para participação no evento, que será ministrado pela professora Regina de Souza Kuntze.  A palestra será direcionada a contadores, controladores internos, técnicos responsáveis do setor de recursos humanos e demais interessados.

O eSocial, que  é um instrumento para registro digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas ao Governo Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.

Com a ferramenta, a estimativa é de 100% de fiscalização de empresas e órgãos públicos por parte do governo federal. O acompanhamento será possível por meio dos cruzamentos eletrônicos de informação, que podem ser enviadas por meio de certificado digital e procuração eletrônica.

O conteúdo da palestra vai abordar os seguintes assuntos:

• Cenário da terceirização com a vinda do eSocial e da EFDREINF;

• O que muda para contrato de prestadores de serviços com cessão de mão de obra ou empreitada) com o eSocial e a EFDREINF;

• Órgão Público tomador dos serviços e as responsabilidades de elaboração de laudo e programa de saúde e segurança do trabalho-SST dos serviços que são terceirizados;

• Retenções previdenciárias - como fica para prestadoras de serviços do Simples Nacional;

• Riscos no LTCAT (laudo técnico das condições ambientais do trabalho), e seus impactos nas retenções em notas fiscais;

• Riscos no LTCAT e os envios na EFDREINF (escrituração fiscal digital das retenções);

• Quem deve recolher as retenções em notas fiscais de serviços, o tomador ou o prestador de serviços?

• prestadoras optantes pela CPRB, quais as obrigações no eSocial e na EFDREINF;

• Como o terceirizado expõe o tomador de serviços eletronicamente;

• Facilidades de fiscalização eletrônica dos tomadores de serviços pela Receita Federal através do eSocial e da EFDREINF.

palestra eSocial
capacitação
active
Plugin