Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Legitimidade para CNM propor ADI será votada pelo Plenário do Senado

Legitimidade para CNM propor ADI será votada pelo Plenário do Senado

Efeito de Onda

Página Legitimidade para CNM propor ADI será votada pelo Plenário do Senado

  • 04/12/2015 às 09:59

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Senado

Crédito: Edilson Rodrigues

Vai ao Plenário do Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 73/2015 que concede a Confederação Nacional e Municípios (CNM) e outras entidades o direito de propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC). Com a aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa, nesta quarta-feira, 2 de dezembro, a matéria segue para votação, em dois turnos, no Plenário. 

O texto dá as entidades, de âmbito nacional que representam os Municípios, a legitimidade para apresentar as ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é uma antiga reivindicação do movimento municipalista e compôs a pauta de reivindicação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano. 

Segundo o autor da PEC, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a participação de entidades de representação dos Municípios na propositura dessas ações fortalece a proteção da ordem jurídica. Ele esclareceu que a Constituição de 1988 tornou os Municípios entes federados autônomos, mas não os amparou com todas as prerrogativas necessárias para a consolidação dessa nova posição institucional. 

O relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), notou "um indesejável desbalanceamento" entre o papel federativo dos Municípios e as competências, prerrogativas e instrumentos processos administrativos e judiciais que lhes foram atribuídos para concretizar a nova condição.

CNM
Senado Federal
municipalismo
active
Plugin