Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Integração ao Sisbi fortalece serviços de inspeção municipal em Mato Grosso

Integração ao Sisbi fortalece serviços de inspeção municipal em Mato Grosso

Efeito de Onda

Página Integração ao Sisbi fortalece serviços de inspeção municipal em Mato Grosso

  • 06/05/2026 às 16:12
  • - Atualizado há 2 h

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Divulgação AMM

Mato Grosso é referência na integração dos municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) por meio de consórcios, garantindo maior eficiência na fiscalização, ampliação do mercado para agroindústrias e mais segurança alimentar para a população. A avaliação é da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Judi Maria da Nóbrega, que participa do1º Encontro Estadual dos Serviços de Inspeção Municipal (ESIM), realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Segundo ela, o MAPA tem o objetivo de conscientizar os municípios sobre a relevância de manter um serviço de inspeção municipal estruturado. Esse serviço funciona como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e a inclusão produtiva das pequenas agroindústrias, permitindo a regularização, acesso ao comércio formal e participação em compras públicas.

“O pequeno agroindustrial frequentemente enfrenta dificuldades para acessar os serviços de inspeção estadual e federal. Por isso, a estruturação do serviço municipal é fundamental”, afirmou Judi Maria.

Atualmente, o estado conta com 14 consórcios cadastrados no Sisbi, sendo que 6 já estão integrados, abrangendo 72 municípios, e 8 assinaram protocolo de intenção para integrar o sistema. Os seis consórcios integrados são: Complexo Nascentes do Pantanal, 
Alto Teles Pires, Vale do Rio Cuiabá, Sul, Vale do Guaporé e Médio Araguaia. 

A expectativa do MAPA é consolidar a integração dos oito consórcios restantes até o início de 2027, fortalecendo a rede de inspeção municipal e ampliando os benefícios para o setor agroindustrial em Mato Grosso.

Realização – O 1º Encontro Estadual dos Serviços de Inspeção Municipal (ESIM) é realizado pela AMM em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).  O encontro reúne cerca de 300 representantes de prefeituras, entre gestores, médicos veterinários, técnicos, entre outros.

Apoio à gestão municipal
O 1º ESIM conta com o apoio de diversas instituições que são referências no fortalecimento da gestão pública e no desenvolvimento regional, como Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Enersim. 

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

#ESIM
#Sisbi
#Consórcios
active
Plugin