Página - Instituições se unem em campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação
Instituições se unem em campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação
Efeito de Onda
Página Instituições se unem em campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação
Crédito: Divulgação
Nos dia 23 e 24 de maio acontecerá a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, referente à lei estadual nº 9.807/2012 de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho. Este ano, o evento conta com o apoio da Câmara dos
Deputados, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Instituto Nacional do Câncer (Inca), MT-Hemocentro, Hospital Geral Universitário (HGU), Universidade de Cuiabá (UNIC), Hemosan, Hospital de Câncer de Mato Grosso, Instituto Maria Stella e Sala da Mulher da AL/MT.
A lei foi criada com o intuito de aumentar o número de doadores de medula óssea em Mato Grosso.
O parlamentar acredita que ampliar a discussão sobre o tema e promover a semana de conscientização contribuirá para que o número de doadores de medula fique mais próximo dos doadores de sangue. “Instituir essa Semana de Conscientização é chamar a população e a imprensa para debater o assunto e multiplicar as informações sobre esse tema. Com isso, queremos que o número de doadores de medula óssea cresça a cada ano, aumentando a chance de salvar pacientes com leucemia ou outras doenças”, argumenta Nininho.
“As pessoas ainda tem receio em fazer doação porque não conhecem como acontece o procedimento, ou, em alguns casos se cadastram com a intenção de doar para uma pessoa próxima, e nós sabemos que não é assim que funciona, quando nos cadastramos como doador passamos a fazer parte de um registro nacional de doadores”, reforçou.
Segundo a Hematologista e Oncologista Pediátrica, Drª Sueli Santos Araújo, a população tem que se atentar à variedade de genótipos. “Quando falamos em variedade de genótipos nos referimos à diversidade racial, ou seja, é importante que pessoas de diferentes regiões do estado estejam cadastradas, aí sim, teremos mais chances de doadores tanto para atender as necessidades de Mato Grosso quanto para somar com Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome)”, explica Sueli.
O transplante de medula óssea trata doenças Onco-hematológicas (leucemias agudas e crônicas, Linfomas de Hodgkin, Mieloma Múltiplo e Síndrome Mielodisplásica), Doenças Hematológicas (Aplasia Medular ou Anemia Aplástica Severa, Anemia de Fanconi, Hemoglobinopatias: Anemia Falciforme e Talassemia, Hemoglobinúria Paroxística Noturna) e Imunoficiências Congênitas.
Para a Hematologista e Hemoterapeuta, Drª Paloma Borges é importante a população conhecer as doenças que necessitam de transplante de medula óssea.
“A campanha da importância da conscientização da doação de medula óssea com certeza vai ajudar a esclarecer a população e contribuir para o aumento de cadastros de doadores em Mato Grosso”, enfatiza Paloma.
Doação
Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 54 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (5-10 ML) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).
Os dados do doador são inseridos no cadastro da Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
O procedimento de transplante de medula óssea é seguro, e pode ser realizado de duas maneiras, por meio de uma máquina de aférese conectada a veia do doador, onde é coletado o material suficiente para a retirada de medula óssea, o procedimento dura poucas horas, e quando termina o doador é liberado. A outra maneira é em um ambiente cirúrgico, realizado com anestesia geral ou peridural, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.
Campanha
Dia 23/05 – 9h
Local – Auditório Milton Figueiredo
Palestra: Drª Paloma Borges (Hematologista e Hemoterapeuta)
Dia 24/05 – 9h
Local – Auditório do estacionamento da Universidade de Cuiabá (Unic-Beira Rio).
Palestras – Dr. André Araújo Crepaldi (Hematologista e Oncologista) e Drª Sueli Santos Araújo (Hematologista e Oncologista Pediátrica).
Haverá o cadastramento de doadores de Medula Óssea todos os dias das 9h às 16h.
Notícias para Você
Notícias para Você
18 de Setembro de 2026 Destaques AMM
Portaria do Ministério da Saúde muda regras de habilitação ao incentivo da PNAISARI e prevê suspensão de repasse
Os municípios de Mato Grosso que possuem unidades socioeducativas precisam observar a Portaria GM/MS nº 12.156, de 11 de setembro de 2026. A norma altera as Portarias de Consolidação GM/MS nº 2 e nº 6, de 2017, e redefine os critérios de habilitação ao incentivo financeiro de custeio da Polí…
18 de Setembro de 2026 Destaques AMM
FPM: Municípios recebem 2º decêndio de setembro nesta sexta-feira, 18
Os Municípios recebem nesta sexta-feira, 18 de setembro, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º decêndio do mês no valor de R$ 2.862.272.142,36, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissi…