Página - Governo irá implantar cotação de preços da agricultura familiar
Governo irá implantar cotação de preços da agricultura familiar
Efeito de Onda
Página Governo irá implantar cotação de preços da agricultura familiar
Crédito: Lenine Martins
pós 12 anos, Mato Grosso voltará a compor o índice de preços diários dos principais produtos da agricultura familiar. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento em Mato Grosso (Conab-MT), está realizando uma capacitação para implantar o Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjero (Prohort). O curso é realizado na Associação Mato-grossense dos Municípios nesta terça-feira e quarta-feira (24 e 25.11).
O principal objetivo é que o Estado analise a comercialização dos principais produtos, considerando o volume de negócios, comparando-os ao mês anterior, além de analisar o comportamento das principais hortaliças (alface, batata, cebola, cenoura) e frutas (banana, laranja, maçã, mamão e melancia).
“Será uma revolução nos preços da agricultura familiar, uma carta de alforria aos pequenos produtores, pois com a ampla divulgação do índice oficial do Prohort realizado pelo Estado, eles terão mais propriedade e condições de negociar com os comerciantes e atravessadores, que hoje compram os produtos em suas pequenas propriedades no preço que bem querem pagar, pela falta desta cotação.”, explicou o secretário de agricultura de Mato Grosso, Suelme Fernandes.
Segundo o palestrante da oficina e técnico de operação da Conab-DF Erick Farias, a implantação do Prohort possibilitará ao agricultor familiar obter maior renda com a venda dos produtos. “Há 12 anos Mato Grosso não cota os produtos e esta regulação se faz fundamental para garantir a qualidade do preço, evitando crimes contra a economia popular e valorizando o esforço e trabalho do homem do campo.”
Um grupo técnico de trabalho formado por servidores da Seaf, Empresa Mato-grossende de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Conab e Central de Abastecimento de Mato Grosso (Ceasa), foi criado para cuidar da cotação diária dos produtos da agricultura e do mercado institucional, que possui um enorme montante de dinheiro para que os agricultores familiares possam revender, se preocupando apenas em organizar a produção.
O boletim hortigranjeiro do Prohort será realizado pela Seaf e Conab, com apoio da Empaer e Ceasa.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…