Página - Governo debate Plano Estadual sobre Ácool e Drogas ilícitas
Governo debate Plano Estadual sobre Ácool e Drogas ilícitas
Efeito de Onda
Página Governo debate Plano Estadual sobre Ácool e Drogas ilícitas
Crédito: José Medeiros/GCOM MT
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), debateu com a Comissão Especial Sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a minuta de decreto que institui o Plano Estadual sobre Álcool e Drogas Ilícitas em Mato Grosso. Participaram do encontro o secretário Adjunto de Justiça da Sejudh, Luiz Fabrício Vieira Neto, responsável por gerir a Políticas Estaduais Sobre Drogas; o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques; e o coordenador da Comissão do TJ, desembargador Marcos Machado.
Em recente visita a Cuiabá, o secretário nacional de Política sobre Drogas, Vitore Maximiano, conheceu as práticas nesta área. A vinda do gestor para Mato Grosso resultou na criação desta minuta, após intensas discussões realizadas em um curso ministrado pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad) e pelo Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no início de agosto deste ano.
Na oportunidade, Paulo Taques se comprometeu em analisar a ementa. “Faremos isso em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e com a Sejudh; depois, levaremos o documento para conhecimento do governador Pedro Taques, com a finalidade de que o Executivo Estadual instrua a edição do decreto”.
Segundo Vieira Neto, o Estado busca ações que possam diminuir o nível de problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas, vivenciado pela sociedade contemporânea. “Queremos evitar que se assista de forma passiva ao fluxo e refluxo de tal problemática; consideramos assim que nada assume um caráter inevitável, mediante uma rápida comparação com o sofrimento trazido por este consumo”.
O adjunto de Justiça da Sejudh lembrou que existe uma gama de políticas potenciais e seu alcance está em processo de expansão contínua. “Por meio da Superintendência de Políticas sobre Drogas, buscamos criar possibilidades de vida para aqueles que sofrem com o consumo de álcool e drogas ilícitas. Esta produção não deve ocorrer somente por leis, planos ou propostas, mas também por meio da implementação e exercício efetivo no cotidiano dos serviços, práticas e instituições, com a definição sistematizada de responsabilidades para cada esfera governamental, e é isto que estamos procurando tornar realidade”.
De acordo com a Comissão do Tribunal de Justiça, o texto da minuta prevê que as propostas e demandas aprovadas pelos fóruns de políticas sobre drogas para o Estado sejam implantadas no plano; que a Sejudh execute o plano com a participação dos órgãos e entidades estaduais e que as internações compulsórias para o tratamento de dependentes químicos determinados pelo Poder Judiciário sejam atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O acolhimento voluntário de dependentes químicos em comunidades terapêuticas credenciadas; o depósito dos valores oriundos de apreensão de bens móveis e imóveis no Fundo Estadual sobre Drogas (FUNESD/MT); e o emprego destes valores em políticas públicas sobre drogas e segurança pública também estão previstos no texto da minuta.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
07 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Atuação da AMM em defesa da agricultura familiar será destaque em evento nacional no Espírito Santo
As ações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para o fortalecimento das agroindústrias e dos serviços de inspeção municipal em Mato Grosso serão destaque no Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção Municipal (CONASIM), que será realizado de 12 a 15 de novembro, em Guarapari,…