Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Governo cobra liberação do FEX 2015 para Mato Grosso

Governo cobra liberação do FEX 2015 para Mato Grosso

Efeito de Onda

Página Governo cobra liberação do FEX 2015 para Mato Grosso

  • 02/02/2016 às 16:30

Fonte: Gcom-MT

Crédito: José Medeiros

O governador Pedro Taques e o secretário de Planejamento, Marco Marrafon, participaram de reunião com o ministro de Planejamento, Valdir Simão, nesta segunda-feira (01.02), em Brasília. Durante o encontro, Taques e Marrafon pediram o apoio do ministro para assegurar os repasses do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) de 2015, no montante de R$ 450 milhões.

“Foi uma agenda muito positiva. Apresentamos para as medidas que foram implantadas para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas e ressaltamos a importância do recebimento desses recursos para melhorar o fluxo financeiro do caixa do Estado. Embora não tenha nos dado uma garantia concreta quanto aos repasses, o ministro se colocou à disposição para ajudar o Estado, o que será um passo importante para a liberação dos recursos”, afirmou o secretário Marrafon.

Em reunião no Fórum Permanente dos Governadores, realizada nesta manhã, Taques obteve o apoio dos chefes dos Executivos estaduais para pressionar o Governo Federal a realizar o pagamento imediato do FEX 2015 e liberar, ainda neste ano, os recursos do FEX de 2016.

Nesta terça-feira (02.02) o governador e o secretário Marrafon participarão de uma reunião na Secretaria do Tesouro Nacional, onde voltarão a cobrar a liberação dos recursos.

O FEX é a compensação feita pelo Governo Federal aos Estados beneficiados com a Lei Kandir, que desonera o ICMS sobre exportações de produtos primários e semielaborados. O pagamento referente ao FEX de 2014, totalizando cerca de R$ 400 milhões, foi feito em quatro parcelas ao Estado de Mato Grosso, sendo a última quitada em dezembro do ano passado.

Governo do Estado
FEX
recursos
active
Plugin