Notícias
Gestores podem se capacitar on-line para utilização do Sistema Nacional de Registros de Desastres
Publicado em: 16 de março de 2020
Fonte:Agência CNM

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está disponibilizando cursos sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A capacitação, oferecida aos gestores públicos, tem como objetivo tornar os usuários aptos a operar – da maneira mais correta e precisa possível – o S2ID.

A plataforma serve como meio de comunicação oficial entre a Defesa Civil Nacional e as defesas civis estaduais e municipais. É por meio do sistema que ocorre o preenchimento dos formulários de pedidos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos da União para ações de prevenção, resposta e reconstrução em casos de desastres naturais.

De acordo com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Lucas Alexandre, nos cursos, serão abordadas todas as funcionalidades do sistema para os usuários municipais, estaduais e federais. É uma grande oportunidade de os agentes em defesa civil dos três níveis federativos aprenderem a trabalhar com o sistema ou atualizarem seus conhecimentos.

Além disso, a correta utilização da plataforma melhora a qualidade dos dados armazenados, tornando-as fontes valiosas para estudos e pesquisas sobre desastres, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas preventivas, mitigadoras e de resposta. O curso tem 34 módulos e o primeiro (S2ID – M0) já está disponível aos usuários até 30 de março, por meio da Escola Virtual de Governo. Nesta etapa, será abordado o ‘Acesso ao Sistema’.

A capacitação foi desenvolvida por meio de uma cooperação da Sedec com o Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). As atividades são organizadas em cursos específicos para cada módulo existente no S2id e de acordo com os perfis dos usuários – federal, estadual e municipal. Serão concedidos certificados para cada estudo concluído.

Recomendação aos gestores

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera positivo o curso, uma vez que gestores e servidores encontram dificuldades para utilizar o S2ID – programa extenso e complexo. Outro fator positivo é que, por meio do curso, os Municípios poderão aprimorar seu sistema local de gestão de riscos e prevenção de desastres, haja vista que os cursos, entre outros benefícios, têm o potencial de estreitar os três Entes nas ações de proteção e defesa civil.

Portanto, a entidade municipalista incentiva todos os gestores e profissionais da área a participarem do curso. Dessa forma, o Munícipio ficará menos dependente do Estado para realizar avaliações dos danos e prejuízos causados nos casos de ocorrências de desastres.

Para tirar dúvidas, entre em contato com o Departamento de Articulação e Gestão da Sedec no número (61) 2034-5804.

Tags: Capacitaçãodesastres sistema nacional
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Vídeos
Vídeo institucional da AMM
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades