Página - Gestores esperam derrubada do veto ao projeto que reduz alíquota do RGPS.
Gestores esperam derrubada do veto ao projeto que reduz alíquota do RGPS.
Efeito de Onda
Página Gestores esperam derrubada do veto ao projeto que reduz alíquota do RGPS.
Legenda: Agência Senado
Com a expectativa de sessão conjunta para apreciação dos vetos presidenciais nesta quinta-feira, 14 de dezembro, a Confederação Nacional de Municípios reforça a importância dos gestores municipais manterem a mobilização pela derrubada do veto ao Projeto de Lei 334/2023, que reduz alíquota do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
A proposta inclui a redução da alíquota patronal recolhida pelas prefeituras ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 20% para 8% às cidades que possuam coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) inferior a 4,0.
A medida beneficiará ao menos 5.366 Municípios do país e a desoneração, de 60% da alíquota, representará uma economia de recursos aos Municípios de R$ 11 bilhões por ano, para mais de quatro mil municípios.
O governo vetou integralmente o PLS 334/2023, aprovado em outubro pelos parlamentares, incluindo a parte que previa a desoneração para os Municípios. O Veto 38 deverá ser apreciado ainda esta semana pelos parlamentares.
Essa é uma demanda prioritária, o avanço na tramitação do projeto, foi resultado de intensa articulação do movimento municipalista junto ao Congresso Nacional desde o início, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Após a proposta ser aprovada no Legislativo e ser encaminhada à sanção, a CNM reforçou o pedido em ofício encaminhado ao presidente Lula.
No documento, foi informado sobre o cenário atual em que 51% dos municípios com população de até 156.216 habitantes concluíram o primeiro semestre de 2023 com déficit primário, enquanto, no grupo acima desta faixa populacional, 26% apresentaram déficit. Outro ponto ressaltado pela entidade ao presidente da República é a dívida dos municípios com o RGPS, que chega a quase R$ 200 bilhões.
Diante desse cenário, se esperava a sanção da matéria como forma de viabilizar a administração municipal e o atendimento à população.
Notícias para Você
Notícias para Você
05 de Novembro de 2025 Radar AMM
Mais de 100 municípios de MT já aderiram à Nota Fiscal Eletrônica Nacional
Em Mato Grosso, 128 municípios já formalizaram a adesão à Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) em padrão nacional que será obrigatória a partir de janeiro de 2026, conforme determina a Lei Complementar nº 214/2025. De acordo com informações disponibilizadas pelo governo federal, dos 128…
04 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Presidente da AMM alerta para perdas de investimentos e dificuldades no desenvolvimento de MT com a Reforma Tributária
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, alertou para os impactos negativos que a Reforma Tributária poderá trazer aos municípios e ao estado de Mato Grosso. Durante debate realizado nesta segunda-feira (3), no 8º Congresso Internacional de Direito T…