Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Gestores buscam uma saída para a crise durante o Diálogo Municipalista do Centro-Oeste

Gestores buscam uma saída para a crise durante o Diálogo Municipalista do Centro-Oeste

Efeito de Onda

Página Gestores buscam uma saída para a crise durante o Diálogo Municipalista do Centro-Oeste

  • 11/11/2015 às 16:10

Fonte: Agência CNM

Crédito: Agência CNM

Durante a abertura do Diálogo Municipalista – Encontros Regionais do Centro-Oeste, as autoridades presentes destacaram que o encontro é uma oportunidade para a troca de experiências e orientações a fim de que as administrações municipais consigam finalizar este mandato sem prejuízos à população. O evento começou na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro, em Caldas Novas (GO) e recebe gestores goianos, matogrossenses e sul-matogrossenses.

Em nome da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o integrante da Diretoria da entidade, Valdecir Colle, falou sobre a quantidade de compromissos assumidos pelas prefeituras. "Vivemos forte crise e os prefeitos se preparam para entregar os mandatos. São muitas responsabilidades", lembrou.

Cole mencionou reunião dos municipalistas com a presidente Dilma Rousseff e ministros, há duas semanas. "Ali discutimos vários assuntos, como Restos a Pagar e reparo aos programas federais, hoje bancados pelos Estados e Municípios." O representante da CNM pediu a atenção de todos durante os dois dias de capacitação. "Vamos ter vários técnicos com habilidade para transmitir ajuda", destacou.

A palavra das entidades
"Precisamos encontrar uma saída para redistribuir ações e recursos e somente o Pacto Federativo pode ajudar. Entedemos as dificuldades também dos gestores estaduais e precisamos estar unidos, se não vamos continuar apanhando ainda mais", discursou o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Divino Alexandre. Para ele, o Diálogo serve para encontrar saídas aos problemas que assolam os Municípios goianos e brasileiros. "Temos que acelerar a pauta municipalista este ano e tentar aprovar nossos interesses, porque ano que vem não teremos nada, em virtude do período eleitoral. Está ai a grande dificuldade", alertou.

A Associação Goiana de Municípios (AGM) foi representada pelo prefeito de Lago Santa (GO), Advair de Macedo. Ele reforçou o pedido de união entre os prefeitos e demais agentes municipais.

Dificuldades
Representante da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), a prefeita de Juti (MS), Isabel Cristina, disse que este é o pior dos mandatos. "Um dos mais difíceis." E que a preocupação é terminar a gestão com honra. "Nós que somos de Municípios pequenos que dependem de transferências sabemos o que temos sofrido. Se tivemos algum avanço foi através da CNM. É uma satisfação participar do Diálogo para conhecer as dificuldades uns dos outros e trocar informações e ideias para sair dessa. O nosso objetivo principal é levar soluções para que possamos sair de cabeça erguida da administração", descreveu.

Da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM- MT), o prefeito de Campo Verde (MT), Fábio Schoreter, ressaltou que a carga de atribuições tem aumentado e os recursos não vem juntos. "Cumprimento a CNM e as entidades que tem muito bem representado os Municípios brasileiros. Que seja um grande evento e que possamos encontrar soluções e levar mais qualidade de vida para nossa população."

Apoio aos municipalistas
Como o evento é sediado em Goiás, o Governo do Estado goiano foi representado pelo secretário Henrique Tibúrcio. Ele defendeu, em discurso, a reforma do Pacto Federativo. "Os Municípios precisam ter condições de fomentar o progresso dos Estados e do País e não deixar que os indicadores piorem ainda mais. Não dá mais para pensar em Estado Federativo da forma como ele está estruturado hoje: muita arrecadação para a União e muita atribuição para os Municípios."

O secretário de Comunicação de Caldas Novas, cidade anfitriã, João Paulo Teixeira, afirmou: "esse debate é de fundamental importância. Caldas passa por arrocho financeiro, mesmo com todo o potencial turístico, e precisamos de ajuda."

Este é o quarto Diálogo promovido pela CNM este ano. Sudeste, Sul e Nordeste receberam o encontro nos últimos dois meses. Depois do Centro-Oeste, esta etapa termina no Norte, em Belém (PA). Em Caldas Novas, a capacitação ocorre até a quinta-feira, 12 de novembro.

CNM
Diálogo Municipalista
mobilização
active
Plugin