Página - Famílias de MT vão participar de pesquisa nacional sobre alimentação e nutrição infantil
Famílias de MT vão participar de pesquisa nacional sobre alimentação e nutrição infantil
Efeito de Onda
Página Famílias de MT vão participar de pesquisa nacional sobre alimentação e nutrição infantil
Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Cerca de 540 famílias de Mato Grosso, com crianças de até seis anos de idade, receberão a visita do Ministério da Saúde para a realização do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) de 2024. As visitas domiciliares serão realizadas durante todo o mês de julho, nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso e Tangará da Serra.
A pesquisa visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.
“A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da equipe técnica de alimentação e nutrição, já realizou a divulgação do estudo junto aos Escritórios Regionais e às gestões municipais que receberão as equipes de pesquisa para que haja a ampla participação das famílias. O objetivo é realizar um levantamento abrangente sobre a saúde e nutrição das crianças e suas mães, tanto no cenário nacional quanto no local em Mato Grosso, subsidiando assim ações de políticas públicas necessárias”, explicou a responsável técnica de Alimentação e Nutrição, Jane Taveira.
O estudo também busca entender o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia da Covid-19.
Os entrevistadores do Enani podem ser identificados por meio de camiseta e crachá de apresentação.
Serão realizadas três atividades junto às famílias: entrevista com as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e consumo alimentar; medida de peso e altura das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional, e agendamento de nova visita para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses, com o objetivo de realizar hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A.
Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. As amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
18 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM inaugura nova fachada e reforça compromisso com os municípios
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) inaugurou, na noite desta segunda-feira (17), a nova fachada de sua sede, em Cuiabá. A solenidade reuniu autoridades e reforçou a representatividade institucional da associação na defesa dos municípios de Mato Grosso. Participaram do evento…
17 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Mais de 800 gestores municipais de MT participam da 14ª edição do Conexão CNM
A 14ª edição do evento Conexão CNM movimentou Cuiabá nesta segunda-feira (17), reunindo gestores e lideranças municipais de todo o estado em uma imersão voltada à modernização da gestão pública. Com apoio institucional da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o encontro contou com…