Página - Especialistas defendem controle como ferramenta estratégica na administração pública
Especialistas defendem controle como ferramenta estratégica na administração pública
Efeito de Onda
Página Especialistas defendem controle como ferramenta estratégica na administração pública
Crédito: Vicente de Souza
A programação do II Encontro Mato-grossense de Municípios destacou, nesta quinta-feira (26), o papel da governança pública e da eficiência na administração municipal. A palestra “Governança e Eficiência: o controle como ferramenta de entregas de resultados” reuniu especialistas da área de auditoria e controle para discutir como essas estruturas podem sair do papel burocrático e impactar, de fato, a gestão pública.
O controlador-geral de Cáceres e presidente da Associação dos Controladores e Auditores dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT), Robson Máximo da Costa, apresentou a experiência do município como exemplo de aplicação real de ferramentas de controle voltadas à melhoria da gestão.
“A ideia foi mostrar como a controladoria pode atuar no dia a dia, andando lado a lado com a gestão, não só fiscalizando, mas orientando. A gente trabalha com três pilares: auditoria com foco mais consultivo, transparência e integridade, que hoje são temas cada vez mais exigidos e valorizados”, afirmou.
Segundo ele, a mudança de postura de um controle mais punitivo para um modelo orientativo tem sido fundamental para gerar resultados mais consistentes dentro das administrações municipais. A transparência, por exemplo, ganhou peso com programas nacionais de avaliação, enquanto a integridade passou a ser cobrada de forma mais direta por órgãos como o Ministério Público.
A palestra também abordou a necessidade de integração entre os diferentes níveis de controle. A proposta foi alinhar práticas entre controladores municipais, auditores estaduais e órgãos de fiscalização externa, criando uma atuação mais coordenada e eficiente.
Do ponto de vista do controle externo, o auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Francisney Liberato Batista Siqueira destacou que o foco não está apenas na fiscalização, mas na geração de resultados concretos para a sociedade.
“O Tribunal de Contas atua para orientar e alinhar entendimentos com os controladores internos. Quando há essa parceria, a gestão ganha mais eficiência, mais equilíbrio e consegue entregar melhores resultados para a população, que é quem realmente importa”, afirmou.
Ele ressaltou que a estrutura de controle, tanto interna quanto externa, precisa ser compreendida como ferramenta estratégica de governança, capaz de garantir legalidade, conformidade e eficiência operacional, mas principalmente de melhorar a qualidade dos serviços públicos.
A discussão integrou a programação do encontro, que reuniu gestores, técnicos e especialistas de diversas regiões do Estado para debater soluções práticas voltadas à administração municipal.
O II Encontro Mato-grossense de Municípios é promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP) e Sebrae, com o propósito de fortalecer as gestões municipais e promover a troca de boas práticas para melhorar a administração pública.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
24 de Junho de 2026 Destaques AMM
Municípios vão receber capacitação para fortalecer rede de proteção à mulher
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) vai realizar um programa de capacitação para orientar os municípios na implantação do plano de metas e das redes de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher. A formação será dividida em três módulos, com encontros nos dias 8 de julh…
23 de Junho de 2026 Destaques AMM
Municípios têm até quarta-feira para inscrever participantes em capacitação nacional sobre gestão pública
Os municípios de Mato Grosso devem indicar até esta quarta-feira (24) os participantes da Jornada da Governança Municipal – Aplicando o Gestaopubligov.br, que será realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O encaminhamento dos nomes deve ser feito por me…