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Página - Escola em Tempo Integral já teve adesão de 1.766 municípios

Escola em Tempo Integral já teve adesão de 1.766 municípios

Efeito de Onda

Página Escola em Tempo Integral já teve adesão de 1.766 municípios

  • 09/08/2023 às 08:32
  • - Atualizado há 2 anos

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Crédito: Freepik

Em menos de uma semana, o Programa Escola em Tempo Integral já teve a adesão de 1.766 municípios brasileiros (32%), 10 estados (37%) e o Distrito Federal (DF). Os números correspondem ao levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto. Entre os estados que já aderiram ao programa estão Alagoas (AL), Ceará (CE), Maranhão (MA), Pernambuco (PE), Roraima (RR), Tocantins (TO), São Paulo (SP), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS), além do DF. 

O Programa Escola em Tempo Integral foi instituído pela Lei 14.640/2023, publicada no Diário Oficial da União, em 1º de agosto. No dia seguinte, 2 de agosto, o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) foi liberado para estados, municípios e o DF aderirem à política, de forma voluntária. Os detalhes para a participação, bem como a pactuação de metas para a ampliação de matrículas em tempo integral no âmbito do Programa estão disponíveis na Portaria nº 1.495/2023

Confira a tabela com os números de adesão por estado:  

Região/UF 

UF 

Municípios que aderiram 

Aderiu 

Nº 

Centro-Oeste  

  

76 

16% 

Distrito Federal  

Sim 

100% 

Goiás  

56 

23% 

Mato Grosso  

13 

9% 

Mato Grosso do Sul  

8% 

Nordeste  

  

1014 

57% 

Alagoas  

Sim 

66 

65% 

Bahia  

249 

60% 

Ceará  

Sim 

125 

68% 

Maranhão  

Sim 

140 

65% 

Paraíba  

136 

61% 

Pernambuco  

Sim 

75 

41% 

Piauí  

116 

52% 

Rio Grande do Norte  

77 

46% 

Sergipe  

30 

40% 

Norte  

  

134 

30% 

Acre  

12 

55% 

Amapá  

6% 

Amazonas  

19 

31% 

Pará  

47 

33% 

Rondônia  

12 

23% 

Roraima  

Sim 

27% 

Tocantins  

Sim 

39 

28% 

Sudeste  

  

337 

20% 

Espírito Santo  

14 

18% 

Minas Gerais  

165 

19% 

Rio de Janeiro  

41 

45% 

São Paulo  

Sim 

117 

18% 

Sul  

  

205 

17% 

Paraná  

Sim 

61 

15% 

Rio Grande do Sul  

Sim 

88 

18% 

Santa Catarina  

56 

19% 

Total Geral 

10 

1766 

32% 

 
Fonte: Elaborado pela SEB, com base nos dados do Simec – 7 de agosto de 2023.   

Adesão – A adesão ao programa contempla toda a educação básica brasileira, da creche ao ensino médio, desde que sejam etapas prioritárias do ente federado. Para os municípios, essas etapas devem ser obrigatoriamente na educação infantil e no ensino fundamental. Já para os estados, a prioridade será o ensino fundamental e médio. Serão consideradas matrículas criadas ou convertidas a partir de janeiro de 2023 e novas matrículas para 2024.  

Todos os entes federados serão contemplados a partir de critérios de equalização, com base na capacidade de financiamento de cada ente. Ao longo de todo o cronograma de adesão, as secretarias de Educação terão disponíveis tutoriais, plantão de dúvidas e atendimento via suporte técnico, pela Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800 616161.  

Programa – O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, sua finalidade é viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.   

O programa visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.     

Além disso, a política inclui estratégias de assistência técnica para a oferta de um projeto-político-pedagógico que assegure o direito de crianças e jovens a uma formação integral de qualidade. O objetivo é ampliar e diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas.   

Uma das primeiras ações para a assistência técnica começou nesta semana, o Ciclo de Seminários do Programa: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral, com etapas regionais de debate. A iniciativa é a primeira do Programa, com o objetivo de orientar as redes de ensino e profissionais da educação na perspectiva do currículo.   

Nas próximas etapas, estão previstas ações para formação de educadores, fomento a projetos inovadores, estímulo a arranjos intersetoriais para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação e sistema de avaliação continuada.     

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