Página - Emenda da CNM que acaba com concentração do ISS em 30 Municípios é aprovada pela Câmara
Emenda da CNM que acaba com concentração do ISS em 30 Municípios é aprovada pela Câmara
Efeito de Onda
Página Emenda da CNM que acaba com concentração do ISS em 30 Municípios é aprovada pela Câmara
Crédito: Rodolfo Stuckert
O Plenário da Câmara dos Deputados acaba de aprovar emenda aglutinativa que pode representar bilhões para os cofres municipais. Mais uma vez a união dos prefeitos e demais agentes rendeu bons resultados no Congresso Nacional. Trata-se se um passo para vitória nas mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviço (ISS) buscadas há anos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e movimento municipalista.
Em votação estavam os destaques e as emendas do Projeto de Lei Complementar (PLP) 366/2013. E, até o momento, os resultados são favoráveis aos Municípios. “O que aconteceu é um exemplo que deve ser seguido em outras ações”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Apresentada pelos deputados Hildo Rocha (PMDB-MA) e Soraya Santos (PMDB-RJ), a pedido da CNM, a emenda aglutinativa de número 4 recebeu 340 votos sim, 67 não, e duas abstenções. Ela acaba com a concentração da arrecadação do ISS em apenas 30 Municípios e determina que a arrecadação fique no Município tomador. Essa arrecadação é referente às operações de leasing, de cartão de crédito e débito, de planos de saúde e de guinchos.
Ganhos
Como a votação de outras emendas e destaques ainda ocorre, até o encerramento desta matéria, não há como mencionar os ganhos ou perdas para os Municípios. Só em relação à emenda aglutinativa número 4, a estimativa da CNM é de R$ 8 bilhões a mais para os cofres municipais.
Antes da votação dessa e das demais emendas, a maioria dos deputados discursam em prol dos Municípios e citam dados da CNM.
É importante ressaltar que, depois de passar pela Câmara o PLP 366 ainda será apreciado pelo Senado Federal.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
07 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Atuação da AMM em defesa da agricultura familiar será destaque em evento nacional no Espírito Santo
As ações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para o fortalecimento das agroindústrias e dos serviços de inspeção municipal em Mato Grosso serão destaque no Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção Municipal (CONASIM), que será realizado de 12 a 15 de novembro, em Guarapari,…