Página - Deputado quer sede própria para CBM no Vale do São Lourenço
Deputado quer sede própria para CBM no Vale do São Lourenço
Efeito de Onda
Página Deputado quer sede própria para CBM no Vale do São Lourenço
Crédito: Fablício Rodrigues
Após ter tido êxito na proposta de elevação da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Jaciara, em Batalhão de Polícia Militar, o deputado estadual Max Russi (PSB) articula agora a construção de uma sede própria para a 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM).
O parlamentar se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM/MT), Coronel BM, Júlio César Rodrigues. Eles debateram um novo projeto para instalação da 9ª CIBM, que atualmente ocupa um lugar cedido pela Prefeitura de Jaciara e cuja estrutura não oferece condições mínimas para a corporação, que atende toda a região do Vale do São Lourenço.
O imóvel, que tem mais de 50 anos, já foi sede do Conselho Tutelar e da Delegacia de Policia. Em 2002, passou por reforma e reinauguração para ser sede provisória por um ano da 9ª CIBM.
“Já se passaram 13 anos e mesmo tendo sido criada a Tacin [Taxa de Segurança Contra Incêndio], com a finalidade de atender as necessidades das corporações, a unidade enfrenta uma situação delicada”, frisou o socialista, que já adiantou que parte da emenda parlamentar do próximo ano será destinada para a construção da sede, caso receba contrapartida do Estado.
Por sua vez, o coronel Rodrigues se colocou a disposição para elaboração do projeto técnico nos moldes das novas unidades que vêm sendo construídas para que o deputado apresente a proposta ao governo.
“É importante que o deputado faça essa articulação, pois a sede própria não é um anseio apenas da população, mas com certeza de todo a corporação do Estado e principalmente do militares que atuam naquela região”, defendeu o comandante.
A 9ª CIBM é responsável pelo atendimento dos municípios de Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa e Juscimeira, além de oferecer apoio nos atendimentos da BR-364, feito atualmente pela concessionária da rodovia, a empresa Rota do Oeste.
Atividades - Além das atividade de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas e salvamentos, o Corpo de Bombeiros desenvolve um trabalho integrado de resgate e socorro junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Também desenvolve atividades sociais e educacionais, através de palestras de prevenção, orientações sobre primeiros socorros e atendimento de apoio às secretarias municipais da região e segurança contra incêndio e pânico nas edificações e locais de grande concentração e aglomeração de pessoas.
A 9ª CIBM conta atualmente com um efetivo de 28 militares, uma viatura de salvamento e uma viatura de combate a incêndio, além das unidades de resgate do SAMU.
Batalhão da PM – Na última semana o deputado Max Russi foi informado sobre a aprovação da elevação da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (que atende toda a região do Vale do São Lourenço) a Batalhão da Polícia Militar, cuja iniciativa se deu através de indicação de sua autoria.
Após o recebimento da indicação, o comando-geral da PM elaborou um estudo de situação que apontou a pertinência da proposta do parlamentar. A nova Lei de Organização Básica da PMMT, já com a reestruturação do novo Batalhão de Jaciara, deverá ser encaminhada para aprovação da Assembleia Legislativa ainda este ano.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…