Página - Decreto regulamenta repasse da Cfem e fixa alíquota para municípios afetados
Decreto regulamenta repasse da Cfem e fixa alíquota para municípios afetados
Efeito de Onda
Página Decreto regulamenta repasse da Cfem e fixa alíquota para municípios afetados

Crédito: ZJ Mineração e Planagem
A regulamentação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) foi publicada nesta quinta-feira, 24 de agosto. O Decreto 11.659/2023 define as alíquotas de distribuição para as novas disposições trazidas pela Lei 14.514/2022, sancionada em dezembro de 2022.
Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) cobraram a regulamentação da lei durante reuniões com integrantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), além de ações junto ao Ministério de Minas e Energia. Os repasses da Cfem aos Entes municipais vinha sendo afetados pela não definição dos percentuais de distribuição das novas atividades trazidas pela lei.
O decreto disciplina a distribuição dos recursos aos Municípios afetados pela atividade e delega à ANM a definição de critérios e da forma de cálculo da parcela destinada aos afetados. Também estabelece os critérios em casos onde o Município produtor tenha direito a receber também como afetado, o valor corresponderá à diferença entre a parcela devida ao Município afetado e a parcela recebida como produtor.
Com o decreto, alguns porcentuais foram modificados, a depender do tipo de impacto. Ficou assim:
⇒ de 50% para 55%, a compensação as infraestruturas utilizadas para o transporte ferroviário de substâncias minerais;
⇒ de 30% para 35%, a alíquota de cidades com localizadas estruturas de mineração, que viabilizem o aproveitamento industrial da jazida, tais como pilhas de estéreis e de rejeitos, usinas de beneficiamento, bacias de rejeitos;
⇒ de 15% para 7%, a compensação aos Municípios afetados por operações portuárias; e
⇒ de 5% para 3%, a compensação às cidades com minerodutos.
Conforme definido na lei, os critérios para os casos em que a produção de determinada substância mineral não esteja associada a nenhuma das hipóteses previamente definidas, a parcela correspondente de Cdem será de 100% destinada aos limítrofes com o Distrito Federal ou demais Municípios.
A CNM esclarece que, conforme definido no decreto, os repasses ainda não realizados, de maio até agora, dependem de publicação de resolução da para disciplinar as regras de cálculos, o que está previsto para os próximos dias. Em caso de dúvidas ou mais informações, os gestores podem entrar em contato com a área de Finanças da entidade pelo financas@cnm.org.br ou pelo telefone: 61-2101-6666.
Notícias para Você
Notícias para Você

09 de Outubro de 2025 Destaques AMM
Municípios de Mato Grosso recebem mais de R$ 108 milhões do FPM nesta sexta-feira
Todos os 142 municípios de Mato Grosso irão receber, nesta sexta-feira (10), o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1º decêndio de outubro de 2025. O valor total destinado ao estado será de R$ 108.001.261,86, conforme levantamento da Associação Mato-grossense do…

09 de Outubro de 2025 Destaques AMM
Municípios de Mato Grosso têm chance de assessoria técnica sem custos para ações climáticas
Prefeituras de Mato Grosso têm até 21 de outubro para se inscrever no Edital de Seleção Pública SNDUM nº 03/2025, lançado pelo Ministério das Cidades em parceria com a com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo é apoiar 50 municípios de todo o país na revisão de instrum…
