Página - Congresso derruba veto e desvincula limite de emendas da saúde de município sede de consórcios
Congresso derruba veto e desvincula limite de emendas da saúde de município sede de consórcios
Efeito de Onda
Página Congresso derruba veto e desvincula limite de emendas da saúde de município sede de consórcios
Crédito: Rodolfo Stuckert
A decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de vincular os recursos de emendas parlamentares para consórcio de saúde aos limites fixados para repasses aos Municípios-sede foi derrubada pelo Congresso Nacional na última terça-feira, 28 de maio. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemora a derrubada desse veto à Lei 14.791/2024 de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Com a decisão dos parlamentares, os recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de emendas parlamentares não ficarão sujeitos ao limite de repasse fixado para Municípios-sede de consórcios públicos em 2024. Parte do Veto 1/2024, o dispositivo prejudicava a população de todos os Municípios consorciados. Do total de 310 vetos à lei orçamentária, o Congresso Nacional derrubou 28.
“Agora, emendas destinadas a essa modalidade de consórcios não consumirão o limite financeiro de incremento temporário do Município-sede e os demais integrantes não serão prejudicados caso também seja favorecido com recursos decorrentes de emendas parlamentares”, destaca o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski. Segundo o Observatório Municipalista de Consórcios Públicos da CNM, são mais de 300 consórcios públicos de saúde e mais 4,2 mil Municípios vinculados a eles, em todos os Estados.
Entenda
Compete ao Congresso deliberar sobre orçamento. Contudo, o presidente da República promoveu o mesmo veto à lei orçamentária de 2023, e o Congresso Nacional decidiu, por maioria de votos, não o derrubar. Além de apontar o impacto negativo da medida em 75% dos Entes municipais, a CNM também alertou: “desde 2020, esse tipo de recurso destinado aos consórcios não ficava limitado ao teto para repasses ao Município-sede”.
A entidade municipalista atuou junto aos parlamentares, refutou o veto e alertou sobre o teto para recursos de emendas parlamentares. De acordo com a equipe técnica da entidade, uma vez que os consórcios de saúde estão democraticamente disseminados em todo o território nacional, desvincular as emendas parlamentares do SUS dos limites fixados para repasses viabiliza mais recursos e benefícios a população dependente da prestação de serviços públicos.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
09 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
Municípios de MT se destacam entre os principais destinos de ecoturismo do Brasil
Os municípios de Barra do Garças, Nobres e o Pantanal mato-grossense estão entre os principais destinos do ecoturismo do Brasil para conhecer em 2026. A lista, elaborada pela plataforma Planeta Exo, inclui 15 locais no país que se destacam pelas belezas naturais, biodiversidade, relevância…
09 de Janeiro de 2026 Artigo de opinião
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
O início de 2026 trouxe um sinal claro de mudança para o agronegócio brasileiro. A decisão da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) de se desfiliar da Moratória da Soja marca um ponto de inflexão: prevaleceram o bom senso, a coerência e, sobretudo, a segurança juríd…