Página - Comitê gestor de Programa Municípios Sustentáveis define novas metas
Comitê gestor de Programa Municípios Sustentáveis define novas metas
Efeito de Onda
Página Comitê gestor de Programa Municípios Sustentáveis define novas metas
Crédito: Agência de Notícias da AMM
O Comitê Gestor do Programa de Municípios Sustentáveis se reuniu nesta segunda-feira (26), na Associação Mato-grossense dos Municípios, para debater questões estruturais do programa e deliberar sobre as próximas ações a serem implementadas. Participaram das discussões representantes das instituições que integram o comitê, que conta com a participação da AMM. A reunião foi coordenada pela secretária executiva do programa, Patrícia Lemos.
O objetivo do programa é promover o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica, da conservação dos recursos naturais e recuperação ambiental, além da redução das desigualdades sociais. Atualmente o programa conta com a participação de 30 municípios.
Durante a reunião foram discutidos vários pontos que vão delinear um planejamento do programa para todo o estado. As ações desenvolvidas estão relacionadas ao fortalecimento da gestão ambiental, à regularização ambiental e fundiária e ao fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar.
O programa conta ainda com o comitê executivo, responsável por decisões administrativas e operacionais. O comitê integrado por três grupos de trabalho, sendo captação, plano de metas e capacitação. As equipes têm representantes das entidades que compõem o comitê, entre elas a AMM.
Durante o encontro, o coordenador de Desenvolvimento Regional da Associação Mato-grossense dos Municípios, Renaldo Loffi, ressaltou que a instituição vai reforçar o trabalho realizado junto aos municípios e fortalecer os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, para que se tornem cada vez mais eficientes e contribuam para o desenvolvimento das gestões municipais. Ele frisou que a capacitação dos municípios é essencial para o aprimoramento da gestão, com a participação das prefeituras. A capacitação envolve 53 municípios de diferentes regiões do estado. “Os municípios terão ações prioritárias, visando à regularização fundiária, a organização da produção e outras ações”, observou.
Participaram da reunião, os representantes do Instituto Centro Vida– ICV; Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, além de outras entidades.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…