Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Comissão vota obrigatoriedade da delimitação de áreas verdes em Plano Diretor Municipal

Comissão vota obrigatoriedade da delimitação de áreas verdes em Plano Diretor Municipal

Efeito de Onda

Página Comissão vota obrigatoriedade da delimitação de áreas verdes em Plano Diretor Municipal

  • 09/11/2015 às 11:49

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Senado

Crédito: Meneguini/Gcom-MT

Alterar o Estatuto das Cidades – estabelecido pela Lei 10.257/2001 – para que a delimitação de áreas verdes urbanas e de áreas urbanas a serem reflorestadas seja obrigatória no Plano Diretor Municipal (PDM). Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 396/2014, a ser votada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, em decisão terminativa, nesta terça-feira, 10 de novembro.

A justificativa do projeto destaca que o estatuto não obriga a inclusão da informação no plano diretor. Mas, apensar de a exigência constar em resolução do Conselho das Cidades não é seguida por todos os Municípios, por se tratar de norma infralegal. O autor do PL, senador Wilder Morais (DEM-GO), quer incluir a norma no estatuto pela relevância “da arborização urbana e do planejamento de recuperação de áreas desmatadas para a melhoria da qualidade ambiental e paisagística de nossas cidades”.

O relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), é favorável a medida e apresentou emenda para ampliar o conteúdo mínimo obrigatório do plano diretor; incluindo ainda as áreas onde poderá ser aplicado parcelamento, edificação ou utilização; o zoneamento urbano, acompanhado dos índices urbanísticos e usos aplicáveis a cada zona; e as restrições e servidões decorrentes de planos ou projetos setoriais.

Veja o PLS 396/2014

Senado Federal
meio ambiente
planejamento
active
Plugin