Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

Efeito de Onda

Página Comissão especial promove seminário sobre criação de novos municípios

  • 13/03/2018 às 09:50

Fonte: Agência Câmara Notícias

Crédito: Guiageo

A comissão especial que analisa a criação de novos municípios (PLP 137/15, do Senado, e apensados) promove um seminário em Marabá, no Pará, nesta quinta-feira (15).

O evento será realizado a pedido do presidente do colegiado, deputado Hélio Leite (DEM-PA). Para ele, após a promulgação da Emenda Constitucional 15/96, a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios ficou burocrática e difícil, “passando de algo permissível demais para uma norma burocrática demais”.

Antes da EC 15/96, a prerrogativa de criar, incorporar e dividir municípios era dos estados. Atualmente, essa prerrogativa é da União.

“O que se busca é perceber toda peculiaridade da população brasileira, suas diferenças e necessidades, para tornar mais flexível essa norma, o que irá solucionar os diversos gargalos enfrentados por falta de independência administrativa de diversos distritos brasileiros”, disse Leite.

Além do Hélio Leite, também participarão do debate o deputado Carlos Henrique Gaguim (Pode-TO), relator da comissão; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado estatual Márcio Miranda; o presidente da Câmara Municipal de Marabá, vereador Pedro Correa Lima; e o presidente do Movimento Emancipalista do Sul do Pará, João Cardoso da Silva.

O evento será realizado na Câmara Municipal de Marabá, a partir das 9 horas.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Câmara dos Deputados
novos municípios
seminário
discussão
active
Plugin