Página - Comissão do Senado aprova padrão mínimo para instalação de escolas no país
Comissão do Senado aprova padrão mínimo para instalação de escolas no país
Efeito de Onda
Página Comissão do Senado aprova padrão mínimo para instalação de escolas no país
Crédito: Assessoria da Seduc-MT
As escolas públicas, creches, centros de educação infantil e colégios de ensino fundamental poderão ter a exigência de condições mínimas para que possam ser instaladas. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na terça-feira, 6 de outubro, uma proposta que estabelece padrões para a construção, adequação e equipamento pedagógico de estabelecimentos escolares de Educação Básica.
Pelo texto do Projeto de Lei do Senado (PLS) 525/2009, o Ministério da Educação (MEC) vai definir as condições mínimas de construção e os equipamentos necessários para justificar a autorização de funcionamento da escola. A proposta também institui uma espécie de "habite-se escolar" que vai permitir o funcionamento de creches, pré-escolas, centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental e médio.
Se a proposta for convertida em lei, o “habite-se escolar” seria concedido pela prefeitura dentro das normas previstas pelo MEC. O projeto ainda será votado, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O relator é o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
Posição da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) manifesta posição contrária à proposta. A entidade entende que condições para autorização de funcionamento das escolas já existem e são definidas pelos respectivos sistemas de ensino estadual ou municipal.
Por isso, a entidade considera que se essas condições não são adequadas ou não estão sendo obedecidas, a situação não será resolvida com a centralização ou federalização. A CNM acredita que, pelo projeto, o governo federal define as condições as prefeituras executam. Dessa forma, a proposta se torna inviável, pois as condições e funcionamento das escolas precisam ser adequadas as características das diferentes regiões do país.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…