Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Comissão debate Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Básica

Comissão debate Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Básica

Efeito de Onda

Página Comissão debate Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Básica

  • 13/10/2015 às 11:25

Fonte: Agência Câmara Notícias

Crédito: Rodolfo Stuckert

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (13), às 14h30, para debater o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), instrumento previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei 13.005/14) aprovado pelo Congresso, no ano passado.

O debate é uma iniciativa do presidente da comissão, deputado Saraiva Felipe, (PMDB-MG). O Saeb visa colher indicadores que orientem as políticas públicas e garantam a qualidade da educação básica. De acordo com o PNE, a avaliação deve ser realizada a cada dois anos, coordenada pela União, em parceria com estados e municípios. A elaboração e o cálculo dos indicadores cabem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que hoje já é o responsável pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O vice-presidente da Comissão de Educação, deputado Lelo Coimbra, (PMDB-ES), quer que a audiência pública contribua para a rápida implementação desse sistema nacional de avaliação. "A grande importância está em termos uma resposta de que tipo de educação está sendo feita em todo o Brasil e que tipo de ensino estamos oferecendo às nossas crianças. As nossas escolas precisam cada vez mais buscar, no processo de qualificação, os melhores parâmetros para que o ensino seja de qualidade. Então, o processo de avaliação é de suma importância e nós precisamos aprimorá-lo e fazer com que seja um instrumento de evolução e qualificação", afirma Coimbra.

Para a audiência pública na comissão, foram convidados o diretor de avaliação da educação básica do Inep, Alexandre dos Santos; a coordenadora de políticas públicas e de avaliação da educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lina Oliveira; e o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

O debate vai ocorrer no plenário 12 das comissões.

Câmara dos Deputados
educação
active
Plugin