Página - Comissão aprova política nacional de atenção psicossocial nas escolas
Comissão aprova política nacional de atenção psicossocial nas escolas
Efeito de Onda
Página Comissão aprova política nacional de atenção psicossocial nas escolas

Crédito: Saulo Cruz
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. A ideia é assegurar cuidados em saúde mental a partir da integração e da articulação de diversos serviços públicos.
Por recomendação da relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), o texto aprovado foi o substitutivo elaborado pela Comissão de Educação ao Projeto de Lei 3383/21, do Senado. “A sociedade precisa promover um ambiente de maior harmonia e paz nas escolas, o que, infelizmente, ainda não é a realidade em muitos locais”, disse a relatora.
Pelo texto aprovado, em cada unidade de ensino deverá ser constituído o Comitê Gestor de Atenção Psicossocial, com a participação da comunidade escolar e de representantes da atenção básica na localidade. O substitutivo exige também uma articulação da política nacional com o Programa Saúde na Escola (PSE).
Será facultada a participação dos serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O substitutivo inclui ainda, nos objetivos da política, ações e palestras voltadas à eliminação da violência de todos os tipos.
Tramitação
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Notícias para Você
Notícias para Você

24 de Setembro de 2025 Radar AMM
Municípios que se destacarem em políticas públicas para mulheres serão premiados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.214, que cria o Selo Cidade Mulher, uma distinção a ser entregue anualmente aos municípios que se destacarem na adesão a políticas públicas para mulheres. O texto foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (19) e traz…

23 de Setembro de 2025 Radar AMM
Sancionada legislação que prorroga uso de saldos da saúde até dezembro de 2025
Foi sancionada a Lei Complementar 217/2025, oriunda do Projeto de Lei Complementar (PLP) 58/2025, que altera a Lei Complementar 172/2020 e prorroga até 31 de dezembro de 2025 o prazo para que Estados, Distrito Federal e Municípios realizem a transposição e a transferência de saldos financeir…
