Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Comissão aprova obrigatoriedade de municípios disponibilizarem informações sobre desastres

Comissão aprova obrigatoriedade de municípios disponibilizarem informações sobre desastres

Efeito de Onda

Página Comissão aprova obrigatoriedade de municípios disponibilizarem informações sobre desastres

  • 10/01/2024 às 08:44
  • - Atualizado há 2 anos

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Crédito: Rodolfo Stuckert

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4768/23, que obriga os municípios a disponibilizarem, em plataforma eletrônica, informações sobre desastres ocorridos em seus territórios. 

As informações deverão incluir causa; número de óbitos, de afetados e de desabrigados; áreas afetadas; e ações de resposta adotadas, incluindo equipes mobilizadas, assistência dada às vítimas e informações sobre o restabelecimento dos serviços essenciais.  

Apresentado pelo deputado Pedro Aihara (Patriota-MG), o texto acrescenta dispositivo à Lei 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). 

O autor alega que a disponibilização desses dados permite que a população atingida tenha ciência das causas, dos impactos e das ações de resposta tomadas. “Além disso, possibilita que os moradores adotem medidas preventivas e estejam mais preparados para lidar com futuros eventos adversos”, disse Aihara. 

O parecer do relator, deputado Padovani (União-PR), foi favorável à proposta.  “De fato, é importante que essa plataforma eletrônica seja disponibilizada e periodicamente atualizada, até para servir como um documento oficial sobre os detalhes do desastre e de seus efeitos”, avaliou. “E, mais importante ainda, que tais dados alimentem o sistema de informações de monitoramento de desastres, cuja criação foi prevista na mesma Lei da PNPDEC”, concluiu.

Tramitação
A proposta será analisada agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

desastres
informações
Comissão
active
Plugin