Página - Capacitação vai orientar gestores municipais sobre o programa de alimentação escolar
Capacitação vai orientar gestores municipais sobre o programa de alimentação escolar
Efeito de Onda
Página Capacitação vai orientar gestores municipais sobre o programa de alimentação escolar
Crédito: Divulgação
A realização do curso de formação continuada em Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi um dos assuntos tratados nesta terça-feira (28) durante reunião do Comitê Gestor criado para auxiliar os municípios na aquisição de produtos da agricultura familiar destinados à alimentação escolar. O encontro, realizado por videoconferência, contou com a participação de representantes das seguintes instituições que integram o comitê: Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A capacitação, que será realizada pelo IFMT, com carga horária de 160 horas, é destinada a técnicos (concursados, terceirizados ou contratados) municipais, estaduais e federais que atuam na gestão do PNAE. O curso será on-line, com previsão de início em 15 de março e contará com a participação de cerca de 540 inscritos.
O Comitê Gestor se reúne quinzenalmente para encaminhar atividades e alinhar estratégias de atuação. A reunião desta terça-feira foi coordenada pela gerente do Núcleo de Apoio aos Municípios, da AMM, Nathacha de Carvalho, que destacou que o Comitê está empenhado em auxiliar os municípios a cumprirem a legislação que determina a aquisição de produtos da agricultura familiar.
A Lei 11.947/2009 estabelece que no mínimo 30% do valor repassado aos municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos provenientes da agricultura familiar. As prefeituras que não atenderem à legislação terão que devolver recursos ao FNDE.
Na última reunião virtual do Comitê, realizada no dia 14 de fevereiro, o professor do IFMT, André Lôbo, apresentou um software que está sendo desenvolvido para facilitar a aquisição de produtos da agricultura familiar. A ferramenta vai possibilitar o processo de seleção e inscrição dos agricultores familiares, divulgar chamadas públicas, apoiar na organização dos documentos dos fornecedores, prover transparência durante o processo seletivo, selecionar de forma automática fornecedores por produto, possibilitar a criação de pedidos de produtos pelas unidades escolares, promover celeridade na prestação de contas, entre outros procedimentos.
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Estande da AMM recebe prefeitos e visitantes na Expominério 2025
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) participa da 3ª edição da Expominério, um dos principais eventos do setor mineral do país, que teve início nesta quarta-feira (26) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O objetivo da iniciativa é discutir os desafios da mineração modern…
27 de Novembro de 2025 Ciência nos Municípios
Ferramentas digitais ampliam diagnóstico do solo em Alta Floresta
O que a tecnologia pode revelar sobre o solo que pisamos? Pesquisa publicada em 2025 na revista Research, Society and Development mostra que a resposta vai muito além do que se vê a olho nu. O estudo, assinado por Ademilso Sampaio de Oliveira, doutor pela Universidade do Estado de Mato Gross…