Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Câmara realiza audiência pública para discutir sobre passivo do Fundef

Câmara realiza audiência pública para discutir sobre passivo do Fundef

Efeito de Onda

Página Câmara realiza audiência pública para discutir sobre passivo do Fundef

  • 28/05/2018 às 10:20

Fonte: Agência Câmara Notícias

Crédito: Prefeitura de Apiacás

A Comissão Externa do Fundeb, com participação da Comissão de Educação, realiza hoje uma audiência pública para discutir o procedimento de apuração, liberação e aplicação dos recursos referentes às parcelas calculadas de forma equivocada em relação aos valores do Fundef e do Fundeb. Esses recursos deveriam ter sido destinados aos municípios brasileiros.
O cálculo do valor base para a complementação da União ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) foi, por muitos anos, realizado fora das normas constitucionais e legais que regiam o fundo. Essa situação foi reconhecida pela Justiça, o que gerou um “passivo do Fundef”, com a destinação dos recursos devidos aos entes que deveriam ter sido beneficiados, por meio de precatórios.
Além de debater a liberação dos recursos, a audiência pública tem o objetivo de esclarecer a forma como os municípios deverão aplicar essas verbas para evitar incorrer em procedimentos que sejam caracterizados como desvio de finalidade.
Foram convidados para a audiência o secretário de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do Tribunal de Contas da União, Ismar Barbosa Cruz; o representante do Ministério Público Federal, do Ministério Público Eleitoral e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Juraci Guimarães Junior; e a coordenadora-geral de Operacionalização do Fundeb do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Annelise Ragone de Mattos.

O debate ocorre a partir das 14h30, no plenário 15, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.

Câmara dos Deputados
educação
Fundeb
Fundef
recursos
active
Plugin