Página - Câmara aprova projeto que cria Selo da Cidade Mulher
Câmara aprova projeto que cria Selo da Cidade Mulher
Efeito de Onda
Página Câmara aprova projeto que cria Selo da Cidade Mulher
Crédito: Saulo Cruz
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o Selo da Cidade Mulher. A iniciativa prevê o reconhecimento, anualmente, aos Municípios que se destacarem na adesão de políticas públicas que beneficiem as mulheres. A proposta agora será enviada ao Senado. O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) avalia a medida como positiva, pois estimula a criação de políticas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e à equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras.
O texto, aprovado nesta terça-feira, 2 de junho, é um substitutivo para o Projeto de Lei 2594/2024. A adesão será avaliada pelo cumprimento e engajamento do Município na efetividade de suas políticas segundo alguns critérios, cabendo ao Poder Executivo editar um regulamento definindo o número de selos anuais e os critérios da pontuação para obtenção do título. Deverá ser analisado durante o julgamento, a efetividade e os benefícios da política pública implementada na qualidade de vida e bem-estar das mulheres.
O substitutivo define alguns critérios que serão levados em conta:
busca da igualdade efetiva entre mulheres e homens, em todos os âmbitos;
combate a todas as formas de discriminação;
universalidade dos serviços e benefícios ofertados pelo Estado;
participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas; e
transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.
O texto aprovado também define o grau de adesão, engajamento e envolvimento do Município no cumprimento das determinações do Pacto de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres, que envolverá, além da assinatura desse documento, a análise de como a cidade atua no combate à exploração sexual de meninas e adolescentes e ao tráfico de mulheres e na promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão.
Iniciativas a nível estadual
O MMM destaca que alguns Estados já possuem a iniciativa a nível estadual, como o Estado da Paraíba, onde Municípios liderados por mulheres podem ser premiados quando da execução de políticas públicas que beneficiem as mulheres. A exemplo, durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em 2023, as prefeitas do Movimento Mulheres Municipalistas Paraibano apresentaram a iniciativa no Palco Pocket do Projeto InovaJuntos.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
20 de Outubro de 2025 Destaques AMM
Vem aí o 1º festival do queijo de MT: AMM está no júri, saiba quando e onde
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) participa do 1º Festival do Queijo de Mato Grosso, em Cuiabá, de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal. A AMM integra o corpo de jurados do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, representada por Nathacha de Carvalho, gestora d…
15 de Outubro de 2025 Destaques AMM
AMM apoia campanha Outubro Rosa com ações de sensibilização e conscientização
No mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) promoveu, nesta terça-feira (14), uma oficina voltada às colaboradoras da instituição com o tema: “Saúde da Mulher e Autonomia Feminina: Prevenção, Au…