Página - Boa Esperança do Norte se torna novo Município de Mato Grosso
Boa Esperança do Norte se torna novo Município de Mato Grosso
Efeito de Onda
Página Boa Esperança do Norte se torna novo Município de Mato Grosso
Crédito: Prefeitura de Sorriso
O Estado do Mato Grosso ganhou mais um Município após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira, 6 de outubro, nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 819. Agora, o Estado passa a ter 142 Municípios e Boa Esperança do Norte (MT) poderá eleger prefeito e vereadores nas eleições de 2024.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a decisão da Suprema Corte utilizou como base a Emenda Constitucional (EC) 57/2008, que foi resultado da luta da entidade pela convalidação de Municípios ameaçados de extinção. Com a decisão, o Brasil passa a contar com 5.569 Municípios.
Boa Esperança do Norte foi criado, mas não instalado, pela Lei estadual 7.264, de 29 de março de 2000. Naquele mesmo ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que declarou, em Mandado de Segurança, inconstitucional a lei de criação de Boa Esperança do Norte.
A Assembleia Legislativa então recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão do Tribunal de Justiça, mas os ministros da Primeira Turma da Corte Superior, em julgamento datado de 6 de abril de 2000, decidiram não conhecer do recurso especial. Com isso, prevaleceu a decisão do Tribunal de Justiça.
Por fim, na última sexta-feira, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, André Mendonça, Nunes Marques e a ministra Rosa Weber foram a favor da criação do Município, contabilizando 8 votos a 3.
Com a decisão, Nova Ubiratã (MT) perde 360 mil hectares do atual território, o que corresponderá a 80% do novo Município. Outros 20% serão compostos por uma área que atualmente pertence a Sorriso (MT). A escolha de prefeito e vereadores se dará nas eleições do próximo ano.
Histórico
A EC 57 de 2008 resultou de uma exitosa luta política, liderada pelo presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, que objetivou impedir a extinção de Municípios que tiveram leis de criação aprovadas após o advento da EC 15/1996. Graças à EC 57, 63 Municípios, considerando agora Boa Esperança do Norte (MT), têm garantido o seu direito de existir.
Notícias para Você
Notícias para Você
20 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Demarcação de terras indígenas em MT: após novos decretos, AMM e entidades vão ao STF cobrar segurança jurídica
Preocupados com o impacto das novas demarcações de terras indígenas em Mato Grosso, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, o deputado estadual Eduardo Botelho, a deputada estadual Janaína Riva, o prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, o presidente da Apr…
20 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Dia da Consciência Negra: cinema de MT apagou os negros por 30 anos, aponta pesquisa da UFMT
Pessoas pretas quase não existem no cinema feito em Mato Grosso. É o que mostra uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso que vasculhou 48 filmes financiados com recursos públicos. O resultado escancara um roteiro repetido: pouco espaço nas telas, pouquíssimo poder de decisão e est…