Página - Aprovada divulgação sobre direitos dos idosos por órgãos públicos
Aprovada divulgação sobre direitos dos idosos por órgãos públicos
Efeito de Onda
Página Aprovada divulgação sobre direitos dos idosos por órgãos públicos

Crédito: Rodolfo Stuckert
Os órgãos públicos terão que divulgar informações sobre direitos humanos com destaque também a idosos em emissoras estatais de rádio e TV, na publicidade de campanhas e programas e também nos contracheques de servidores. É o que preveem as emendas ao Projeto de Lei (PL) 5.023/2019, aprovadas em votação simbólica nesta quarta-feira (19), em Plenário. O texto será encaminhado à sanção presidencial.
As emendas foram elaboradas pela Câmara dos Deputados originalmente para o Projeto de Lei do Senado (PLS) 490/2003, de autoria da então senadora Patrícia Saboya (CE), mais tarde transformado em PL 5.023/2019. Foram aprovadas na Comissão de Direitos Humanos (CDH), com relatório favorável da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), e na CCJ, com relatório do senador Paulo Paim (PT-RS).
Pelo projeto original, as emissoras públicas de rádio e de TV deveriam incluir na programação material alusivo aos direitos fundamentais e aos direitos humanos, sobretudo os referentes à proteção das mulheres, das crianças e dos adolescentes. Esses direitos deveriam ser exibidos também na publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos. As emendas incluídas na Câmara e agora aprovadas no Plenário do Senado adicionaram ao escopo da matéria os direitos dos idosos.
Os senadores rejeitaram emenda que cancelava a inclusão da informação sobre direitos humanos nos contracheques de servidores – emenda também rejeitada na CDH do Senado, ao ser relatada por Mara Gabrilli. A Câmara alegou que tal medida era desnecessária pelo fato de os contracheques atualmente serem eletrônicos e não impressos.
Presidente da CDH e relator do texto na CCJ, Paulo Paim cumprimentou a autora da proposta e defendeu a aprovação da matéria em Plenário.
— O projeto simplesmente determina a divulgação dos direitos fundamentais e direitos humanos, em especial os direitos da criança, do adolescente, das mulheres e dos idosos. O projeto vai na linha educativa, das políticas humanitárias com ampla divulgação de direitos, tão importante para todo o povo brasileiro — concluiu Paim.
Notícias para Você
Notícias para Você

01 de Outubro de 2025 Radar AMM
Minha Casa Minha Vida: cidades de MT têm até sexta para enviar propostas
Prefeituras de 55 municípios de Mato Grosso habilitados no programa Minha Casa Minha Vida têm até sexta-feira (03), para cadastrar propostas na plataforma TransfereGov. O prazo é para o envio das informações que garantem a participação na seleção de empreendimentos habitacionais voltados a c…

30 de Setembro de 2025 Destaques AMM
Mais de 80 municípios já aderiram à capacitação de bibliotecas; inscrições encerram hoje
Termina hoje o período de inscrições para o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso. A iniciativa é voltada a gestores municipais de cultura, bibliotecários, técnicos e colaboradores de bibliotecas públicas e comunitárias cadast…
