Página - Apresentando crescimento, segundo decêndio do FPM será creditado nesta sexta-feira
Apresentando crescimento, segundo decêndio do FPM será creditado nesta sexta-feira
Efeito de Onda
Página Apresentando crescimento, segundo decêndio do FPM será creditado nesta sexta-feira
Crédito: Agência CNM
Nesta sexta-feira, 19 de maio, os cofres públicos municipais vão receber o repasse do segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total a ser repassado corresponde a R$ 1.447.435.571,76, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 1.809.294.464,70.
Comparado com mesmo decêndio do ano anterior, o repasse apresenta crescimento de 39,42% em termos nominais. Quando o valor do repasse é deflacionado, retirando-se a inflação do período, o crescimento é de 33,82%. Já no acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 3,75%.
Por outro lado, quando somamos o 1º decêndio, repassado no último dia 10 de maio, com o 2º decêndio, ambos descontando a inflação, mostra que o fundo está em queda de 0,42% dentro do mês, se comparado ao mesmo período de 2022. Mas, com relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando oscilações nos decêndios, mas no acumulado fecha positivo. O total repassado aos Municípios no período de 2023 apresenta um crescimento de 7,95% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2022.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, mantém o alerta aos gestores que tenham cautela e prudência na execução de suas despesas. "Planeje suas ações e orçamentos, é importante economizar nesses primeiros meses de economia”.
Confira quanto seu Município vai receber de repasse do FPM.
Notícias para Você
Notícias para Você
20 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Demarcação de terras indígenas em MT: após novos decretos, AMM e entidades vão ao STF cobrar segurança jurídica
Preocupados com o impacto das novas demarcações de terras indígenas em Mato Grosso, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, o deputado estadual Eduardo Botelho, a deputada estadual Janaína Riva, o prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, o presidente da Apr…
20 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Dia da Consciência Negra: cinema de MT apagou os negros por 30 anos, aponta pesquisa da UFMT
Pessoas pretas quase não existem no cinema feito em Mato Grosso. É o que mostra uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso que vasculhou 48 filmes financiados com recursos públicos. O resultado escancara um roteiro repetido: pouco espaço nas telas, pouquíssimo poder de decisão e est…