Página - Ampliado prazo para envio de candidaturas ao conselho do Fundeb
Ampliado prazo para envio de candidaturas ao conselho do Fundeb
Efeito de Onda
Página Ampliado prazo para envio de candidaturas ao conselho do Fundeb
MEC altera datas para inscrições e análise de documentos referentes à seleção de organizações da sociedade civil que indicarão nomes ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundeb
Crédito: Ângelo Miguel/MEC
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que organizações da sociedade civil interessadas em compor, durante o mandato de 2025 a 2028, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no âmbito da União, enviem suas inscrições. Agora, o prazo se estende até sexta-feira, 29 de novembro.
As inscrições devem ser feitas conforme as diretrizes estabelecidas no Edital nº 14/2024. O formulário de inscrição, disponível no anexo do edital, deve ser encaminhado ao e-mail dimam.seb@mec.gov.br, juntamente com os documentos exigidos.
As entidades interessadas devem atender a uma série de critérios: não serem beneficiárias de recursos fiscalizados pelo Cacs ou pela União; não terem contratos onerosos com a Administração Pública Federal; serem pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos; e estarem atuantes em pelo menos cinco entes federativos representativos de três regiões do país.
Novas datas importantes:
-
Prazo final para inscrições: 29 de novembro de 2024
-
Análise da documentação: de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2024
-
Resultado preliminar: 5 de dezembro de 2024
-
Prazo para recursos: de 6 a 11 de dezembro de 2024
-
Resultado final: 18 de dezembro de 2024
Cacs/Fundeb – O colegiado é responsável pelo acompanhamento e controle social sobre a distribuição e a transferência dos recursos do Fundeb no âmbito da União. Além disso, o conselho supervisiona o Censo Escolar anual e a elaboração da proposta orçamentária anual, tratando e encaminhando os dados estatísticos e financeiros que fundamentam a operacionalização do fundo.
Para isso, o Cacs/Fundeb é composto por dois representantes de organizações da sociedade civil, assim como por representantes do MEC; do Ministério da Fazenda (MF); do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); do Conselho Nacional de Educação (CNE); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); da Confederação Nacional das Associações de Pais de Alunos (Confenapais); e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
09 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
AMM celebra destinação de R$ 100 milhões para reduzir déficit habitacional em MT
A destinação de R$ 100 milhões exclusivamente para a execução de políticas habitacionais em Mato Grosso vai contribuir para a redução do déficit de moradias no estado, promovendo mais dignidade e justiça social para famílias em situação de vulnerabilidade. A avaliação é do presidente da Asso…
08 de Janeiro de 2026 Alerta Técnico
AMM detalha critérios para apuração do Índice de Agricultura Familiar
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) está orientando prefeitos e secretários municipais de Agricultura sobre os critérios técnicos para a apuração do Índice Municipal de Agricultura Familiar (IAF), ano-base 2025, que integra o cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (I…