Página - AMM vai apoiar municípios na descentralização do licenciamento ambiental
AMM vai apoiar municípios na descentralização do licenciamento ambiental
Efeito de Onda
Página AMM vai apoiar municípios na descentralização do licenciamento ambiental
Crédito: Divulgação AMM
Em mais uma inciativa inovadora, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) será parceira do Consórcio Portal do Araguaia na descentralização do licenciamento ambiental nos nove municípios que integram o consórcio. A instituição reuniu prefeitos e técnicos da região nesta segunda-feira (3) para deliberar sobre o assunto e encaminhar as medidas necessárias.
O encontro, realizado de forma presencial e on-line, contou também com a participação da superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema MT), Helen Faria Ferreira.
Considerando que uma das principais dificuldades para implementar a descentralização ambiental é a contratação de profissionais especializados, a AMM ficará responsável por essa demanda para auxiliar os gestores no atendimento da exigência legal.
Nas próximas semanas a instituição vai abrir um processo seletivo para compor a equipe, que será formada por engenheiros, técnicos, entre outros profissionais, que serão contratados pela associação, mas vão trabalhar na sede do consórcio, localizada em Pontal do Araguaia, a cerca de 520 quilômetros da capital.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que a iniciativa visa também regionalizar a atuação da associação, que tem o objetivo de atuar de forma mais próxima aos municípios. “Já nos reunimos com os prefeitos para tratar sobre essa e outras demandas da região. Vamos implementar o suporte inicialmente no consórcio Portal da Araguaia, com a possibilidade de expandir a iniciativa para os demais. O nosso objetivo é fortalecer os municípios de todo o estado, ouvindo os prefeitos e implementando medidas eficientes de gestão”.
A Sema será parceira da AMM para consolidar a descentralização ambiental na região. Equipes da secretaria e da associação vão percorrer as nove cidades nas próximas semanas. As visitas técnicas têm o objetivo de verificar a situação da legislação ambiental e orientar sobre as medidas necessárias para a descentralização, como a criação de leis, taxas e estruturas adequadas.
Entre os requisitos a serem atendidos pelos municípios estão a criação de uma secretaria ou departamento de Meio Ambiente, Conselho e Fundo Municipal de Meio Ambiente, além de dispor de pelo menos um fiscal, independente da equipe que será contratada pela AMM.
O consórcio Portal do Araguaia é formado por Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
09 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
AMM celebra destinação de R$ 100 milhões para reduzir déficit habitacional em MT
A destinação de R$ 100 milhões exclusivamente para a execução de políticas habitacionais em Mato Grosso vai contribuir para a redução do déficit de moradias no estado, promovendo mais dignidade e justiça social para famílias em situação de vulnerabilidade. A avaliação é do presidente da Asso…
08 de Janeiro de 2026 Alerta Técnico
AMM detalha critérios para apuração do Índice de Agricultura Familiar
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) está orientando prefeitos e secretários municipais de Agricultura sobre os critérios técnicos para a apuração do Índice Municipal de Agricultura Familiar (IAF), ano-base 2025, que integra o cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (I…