Notícias
AMM solicita a liberação de profissionais da saúde para reforçar o combate a pandemia nos municípios
Publicado em: 10 de setembro de 2020
Autor:Agência de Notícias da AMM
Fonte:AMM

A Associação Mato-grossense dos Municípios encaminhou ás prefeituras uma orientação sobre a contratação de novos profissionais para a linha de frente no combate a Covid-19. Os gestores municipais ainda estão enfrentando dificuldades quanto a estrutura de equipamentos e pessoal nas unidades de saúde.

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, encaminhou antes ao Ministério da Saúde, uma solicitação quanto a liberação de profissionais federais para reforçar as equipes locais no enfrentamento a pandemia, através do programa “Brasil Conta Comigo”.

A AMM argumentou que tendo em vista a situação de Mato Grosso, em decorrência da pandemia, ainda é m crescente o número de casos confirmados, como também o índice de óbitos no estado. “Diante da taxa de ocupação de leitos de UTIs em  94,1%, conforme os Boletins da Secretaria Estadual de Saúde, há uma preocupação constante dos gestores municipais", alertou.

Considerando o cenário atual da pandemia no estado, ainda é necessária uma atenção com a estrutura hospitalar, com implantação e ou ampliação de novos leitos de UTIs, além de aquisições dos equipamentos, insumos e medicamentos. Nesse momento, é imprescindível a contratação de profissionais que atuarão na linha de frente nas unidades de Saúde.

Alguns profissionais foram contaminados e afastados de suas funções, o que compromete ainda mais o funcionamento da rede hospitalar. Existe um déficit substancial no quadro de profissionais necessários para o enfrentamento da pandemia.

A AMM solicitou em caráter de urgência que Mato Grosso seja contemplado com as ações do programa ‘Brasil Conta Comigo’ coordenado pelo Ministério da Saúde, que destina profissionais da área da saúde para reforçar as equipes locais no enfrentamento da  Covid-19.

Em resposta do  Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, as orientações serão repassadas em relação as  providências a serem tomadas pelos municípios. Os gestores municipais deverão apresentar a necessidade de novas contratações temporárias de servidores públicos federais.

 

Tags: Covid
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Lei Aldir Blanc
Cartilha Eleitoral
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades