Notícias
AMM pleiteia recursos federais para construção de postos de prevenção contra incêndio no Pantanal
Publicado em: 16 de abril de 2021
Fonte:Agência de Notícias da AMM

A execução de um projeto elaborado pela Associação Mato-grossense dos Municípios em parceria com a Fundação Nacional de Saúde - Funasa poderá contribuir para evitar os danos  causados pelos incêndios no Pantanal, por meio da construção de cinco postos de prevenção ao longo da Estrada Parque Transpantaneira (MT-060).  A AMM está pleiteando apoio financeiro do governo federal para executar o projeto, que visa estruturar o sistema de mananciais na rodovia, onde serão construídos os postos de prevenção, nos quais serão perfurados poços artesianos com o objetivo de solucionar a falta de água nas lagoas durante o período de estiagem e de queimadas.

A estrutura vai possibilitar o acesso dos animais à água e servirá também como reservatório que será utilizado pelo Corpo de Bombeiros nas ações voltadas ao combate de incêndios na região. Portão de entrada para o Pantanal Mato-grossense, a Estrada Parque Transpantaneira é uma unidade de conservação estadual que liga o município de Poconé ao distrito de Porto Jofre, na divisa com Mato Grosso do Sul. São 147 quilômetros de extensão em um dos principais atrativos turísticos da região.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou a importância das iniciativas que visam preservar o bioma que é rico em biodiversidade e considerado Patrimônio Natural da Humanidade. “No ano passado foi constatada no Pantanal uma das piores secas dos últimos anos, um verdadeiro desastre ambiental, com inúmeros focos de queimadas. A agressão ao bioma é uma ameaça à vida, por isso precisamos de iniciativas que preservem a fauna e a flora locais”, frisou, acrescentando que, além de provocar prejuízos ambientais, o que aconteceu em 2020 é um alerta para toda a humanidade sobre o que pode ocorrer nos próximos anos, se não forem tomadas providências.

Em ofício encaminhado ao senador Wellington Fagundes, o presidente da AMM solicita apoio do parlamentar para viabilizar, junto ao governo federal, a liberação de recursos para a construção dos postos de prevenção.  Durante seminário realizado pela OAB nesta quinta-feira (15), o senador disse que estão assegurados R$ 2,8 milhões para investimentos em poços artesianos. Os recursos foram liberados via projeto Calha Norte e serão utilizados para a compra de uma perfuratriz para  a Companhia Mato-grossense de Mineração – Metamat. A expectativa é que o equipamento seja utilizado para a perfuração dos poços artesianos no Pantanal, de acordo com a proposta da AMM.

Tags: Pantanalmeio ambienteincêndio
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades