Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM orienta servidores de prefeituras sobre envio de informações ao eSocial

AMM orienta servidores de prefeituras sobre envio de informações ao eSocial

Efeito de Onda

Página AMM orienta servidores de prefeituras sobre envio de informações ao eSocial

  • 15/03/2024 às 15:29
  • - Atualizado há 2 anos

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Divulgação AMM

Cerca de 200 servidores de prefeituras participaram nesta sexta-feira (15) de uma reunião remota realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) com o objetivo de orientar sobre envio de informações ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O objetivo do evento foi orientar os técnicos municipais sobre a necessidade de sincronia das informações enviadas pelo departamento pessoal e pelo setor de saúde e segurança do trabalho ao sistema, criado pelo governo federal.

A instrutora do treinamento Regina de Souza Kuntze, professora e especialista no assunto, ressaltou que é a primeira vez que dados sobre medicina e segurança no trabalho estão sendo enviados pelos órgãos públicos. Ela ressaltou que é preciso que os técnicos e gestores estejam atentos, pois divergências no lançamento das informações podem gerar penalidades para os municípios. “Órgãos públicos estão na mira da fiscalização eletrônica da Receita Federal e previdência social no que diz respeito a trabalhadores vinculados ao  regime geral de previdência social. Se houver inconsistências nos dados pode haver autuação”, assinalou.

A especialista explicou que é importante que haja uma integração entre as áreas administrativas, pois há uma interdependência para a execução de várias atividades. A equipe do departamento pessoal, por exemplo, depende de informações do setor de segurança do trabalho para fazer alguns procedimentos, como admissões de servidores, rescisões, pagamento de insalubridades e periculosidades, aposentadoria especial, entre outros.

A consultora contábil da AMM, Waldna Fraga, que representou o presidente da instituição, Leonardo Bortolin, no evento, destacou a importância do assunto para as administrações municipais. “O eSocial é um sistema relativamente recente que naturalmente ainda gera muitas dúvidas. Por isso, periodicamente estamos repassando essas orientações técnicas para que os servidores das prefeituras possam fazer o  lançamento dos dados com mais segurança e agilidade”, frisou.

waldna
Consultora contábil da AMM, Waldna Fraga, representou o presidente Leonardo Bortolin na reunião 

O conteúdo programático da reunião destacou os seguintes temas: parametrização das rubricas da folha de pagamento; modelo de inconsistências encontradas nos lançamentos das informações do DP com a SST (saúde e segurança do trabalho) no eSocial; como analisar as inconsistências entre lançamentos no eSocial; multas relacionadas a divergências de informações, além do  passo a passo que deve ser seguido para solucionar as inconsistências na folha e no cadastro do servidor com as informações da SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

eSocial
capacitação
active
Plugin