Notícias
AMM orienta prefeitos sobre fiscalização do transporte intermunicipal
Publicado em: 26 de maio de 2020
Fonte:Agência de Notícias da AMM

Considerando o rápido avanço do contágio por coronavírus no estado, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM encaminhou às prefeituras um ofício sobre a importância da implementação de medidas de fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros. O objetivo é evitar o agravamento da propagação da doença entre os munícipes.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que a maioria dos casos confirmados estão distribuídos entre os municípios do interior do estado. “Dos 1.594  casos confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde na segunda-feira, 673 são de Cuiabá e Várzea Grande, onde há maior concentração populacional. Isso mostra que o contágio está espalhando pelos municípios do interior, o que é preocupante”, disse.

No documento enviado aos prefeitos a entidade ressalta ser imprescindível que todos os meios de transporte, principalmente aqueles realizados por particulares e estão transportando passageiros entre os municípios que já tem casos confirmados da Covid-19, intensifiquem as ações de higienização de acordo com os protocolos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Tags: AMMtransporte intermunicipalnota técnicacoronavírusCovid-19pandemia
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Vídeos
Vídeo institucional da AMM
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades