Página - AMM manifesta preocupação com reintegração de posse em assentamento Itanhangá
AMM manifesta preocupação com reintegração de posse em assentamento Itanhangá
Efeito de Onda
Página AMM manifesta preocupação com reintegração de posse em assentamento Itanhangá
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) manifesta grande preocupação com a situação do processo de reintegração de posse no assentamento Tapurah-Itanhangá, localizado no município de Tapurah, a 429 km de Cuiabá, em Mato Grosso. A área, que possui 115 mil hectares, divididos em lotes de 100 hectares e é ocupada atualmente por centenas de pessoas que dependem dessas terras para moradia e produção agrícola.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é o autor das ações civis públicas movidas na Justiça Federal de Diamantino-MT, buscando retomar as parcelas ocupadas. De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar, 56 lotes foram vistoriados e identificados com habitações, enquanto outros 83 lotes possuem plantações agrícolas e pasto para pecuária.
Segundo o município, a situação se agravou após uma série de decisões judiciais que, de acordo com as autoridades locais, não atendem as diretrizes da Resolução CNJ nº 510/2023 e a ADPF nº 828/DF, que exigem cautelas especiais em áreas de alta vulnerabilidade social.
A Associação Mato-grossense faz coro ao pedido de providências formulado pela Prefeitura de Itanhangá, que argumenta que o cumprimento imediato das ordens de reintegração de posse pode desencadear uma convulsão social de proporções devastadoras. As diretrizes da resolução mencionada pedem, entre outras coisas, inspeções judiciais, audiências de mediação e o respeito à dignidade das pessoas afetadas, incluindo a garantia de moradia digna e a proteção dos direitos humanos. Por fim, a AMM, representando os interesses dos municípios e dos cidadãos mato-grossenses, se posiciona contra a ação de reintegração, destacando a importância das terras para as famílias que ali residem e produzem. A entidade ressalta a necessidade de soluções que levem em consideração o impacto social e econômico sobre essas comunidades, defendendo que a manutenção das famílias nas terras é essencial para a estabilidade e o desenvolvimento local.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
14 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Conexão CNM terá início na próxima segunda-feira com a participação de prefeitos de todo o estado
Com uma ampla programação para prefeitos, vereadores e secretários municipais, terá início na próxima segunda-feira (17), no Hotel Deville Prime, em Cuiabá, a edição mato-grossense do Conexão CNM. Ao longo dos dois dias de evento, gestores de todo o estado poderão acompanhar debates em diver…
14 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM vai inaugurar nova fachada com estrutura mais moderna e acessível
A sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) será revitalizada com uma nova fachada, que terá design mais moderno, funcional e acessível. A inauguração do espaço será no dia 17 de novembro, às 18 horas, após o encerramento do primeiro dia do evento Conexão CNM, que vai reunir pr…