Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM esclarece municípios sobre mudanças na lei do Susaf

AMM esclarece municípios sobre mudanças na lei do Susaf

Efeito de Onda

Página AMM esclarece municípios sobre mudanças na lei do Susaf

  • 17/09/2015 às 11:41

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Vicente de Souza

A Associação Mato-grossense dos Municípios participou na terça-feira (15) do I Fórum de Secretários Executivos de Consórcios, realizado em Colíder. O evento contou com a participação de representantes de municípios que compõem o Consórcio Portal da Amazônia, que reúne 11 cidades. O Fórum debateu a criação de comitês para a elaboração de planos de saneamento básico; a organização do Fórum de Agricultura e Meio Ambiente; os Planos Municipais de Agricultura Sustentável, além do Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte – Susaf e do Serviço de Inspeção Municipal - SIM.  

A AMM foi representada no evento pelo coordenador de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi, e pela engenheira Vanessa Soares. A equipe da Associação esclareceu os municípios sobre a mudança na lei do Susaf, que visa garantir a qualidade do produto das agroindústrias familiares e de pequeno porte, por meio de orientação, instrução e edição de normas técnicas. A alteração foi proposta pelo grupo de trabalho criado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar para realizar o diagnóstico e propor soluções para a implantação do Susaf no estado. A AMM integra o grupo, que conta com a participação de várias instituições.

A mudança prevê que, para aderir ao Susaf, o município deve ter criado a lei do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, mas poderá ter o serviço de fiscalização das agroindústrias prestado pela equipe técnica de um consórcio. A medida vai facilitar a implantação do sistema nos municípios, que em sua maioria não tem condições de contratar equipe técnica especializada para a fiscalização das agroindústrias para verificação de normas técnicas. As equipes são formadas por alguns profissionais, como médico veterinário.  A medida visa reduzir custos para os municípios, pois através dos consórcios poderão ser contratados profissionais que vão auxiliar na implantação do serviço.

O grupo de trabalho vai trabalhar agora na elaboração do decreto para normatizar o funcionamento da lei do Susaf, além de propor uma minuta da lei do SIM. Sendo assim, as prefeituras que ainda não tiverem elaborado essa lei, podem aguardar o modelo, que será disponibilizado para as prefeituras.

O coordenador de Desenvolvimento Regional da AMM, Renaldo Loffi, disse que a equipe técnica já percorreu alguns municípios para esclarecer sobre a importância da instalação do SIM e para orientar sobre os procedimentos a serem adotados. “Essa orientação aos secretários municipais de Agricultura é fundamental para esclarecer dúvidas e para contribuir para a transformação da realidade local por meio de ações efetivas”, assinalou.

O SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal, monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando os produtos com selo de garantia. O serviço deve estar legalmente instituído, dotado de recursos humanos e materiais necessários ao funcionamento e que atendam aos requisitos de infraestrutura administrativa, de inocuidade e de qualidade de produtos, de prevenção e combate à fraude econômica e de controle ambiental definidos em normas próprias, mediante fiscalização e aprovação pelos órgãos competentes.

 

 

Susaf
SIM
Fórum de Secretários
active
Plugin