Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM e TCE preparam reunião ampliada para tratar das ações estratégicas do programa Busca Ativa Escolar

AMM e TCE preparam reunião ampliada para tratar das ações estratégicas do programa Busca Ativa Escolar

Efeito de Onda

Página AMM e TCE preparam reunião ampliada para tratar das ações estratégicas do programa Busca Ativa Escolar

Busca

  • 23/08/2021 às 11:41

Fonte: Assessoria AMM/TCE

Crédito: Bruno Moreira

Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM e o Tribunal de Contas do Estado-TCE, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-Undime, Secretaria de Estado de Educação-Seduc, Uncme, Ministério Público e Assembleia Legislativa, vão realizar uma reunião ampliada, por meio de live no próximo dia 25 de agosto (quarta-feira), ás 9h, com transmissão pelo canal da AMM no youtube.

O objetivo da reunião é combater a evasão e o abandono escolar neste período de enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Mato Grosso. As entidades e as prefeituras são mobilizadas para tratar da plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância-UNICEF.

A live será uma continuidade do lançamento da plataforma, realizado pelo TCE, quando foi apresentada a Nota Técnica elaborada pelo órgão de controle externo e enviada aos gestores. Durante o evento no TCE, foi solicitado um novo encontro com os prefeitos e secretários municipais para dialogar com mais profundidade sobre o tema.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta a importância do tema que será discutido com os gestores municipais em um momento em que o retorno das aulas presenciais estão acontecendo e ainda gerando polêmica. “Temos que debater o assunto sobre a condição do abandono e a evasão escolar. Neste momento tão difícil, no contexto de enfrentamento da pandemia, é uma prioridade para os gestores”, disse, reforçando que é um grande desafio para as administrações municipais, que também precisam garantir a melhoria da estrutura das escolas.

De acordo com o supervisor da estratégia Busca Ativa Escolar, conselheiro e ouvidor-geral do TCE-MT, Antonio Joaquim, a mobilização entre as instituições é importante para combater a evasão escolar no Brasil que tem números assustadores. “Cerca de cinco milhões de criança e adolescentes estão fora da sala de aula. Imaginem o impacto disso para a sociedade e para essas crianças, que não estão recebendo educação adequada. É um dever cívico que todos estejam engajados nesse projeto”, clamou.

O Tribunal de Contas, paralelo ao evento de mobilização dos prefeitos e secretários de educação municipais, segue promovendo uma articulação para que os gestores façam adesão a plataforma da Busca Ativa Escolar. Os dados de adesão inclusive serão mostrados durante a reunião estratégica da próxima.

Conforme a programação da reunião para tratar das ações estratégicas do programa ‘Busca Ativa Escolar’, a abertura será 9h com as falas do presidente da AMM, Neurilan Fraga,  do secretário estadual de Educação, Allan Porto, do presidente da comissão de Educação na Assembleia Legislativa, deputado estadual,  Wilson Santos, do promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko, do Conselheiro do Tribunal de Contas, Antônio Joaquim.  Em seguida, ás 09h30, será realizado o painel sobre as ações desenvolvidas para efetivar a ‘Busca Ativa Escolar’ nas redes municipal e estadual.

Os expositores são os presidente da UNDIME, professor Eduardo Ferreira da Silva e o secretário estadual de Educação Allan Porto. Às 10h10, terão as intervenções técnicas, com perguntas e respostas. Mediadores são as equipes do TCE e AMM. Ás 10h40, as considerações finais e encaminhamentos da reunião. Às 11h00, a previsão de encerramento.

busca ativa
active
Plugin