Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM e prefeituras participam de capacitação para execução do sistema Geo-Obras

AMM e prefeituras participam de capacitação para execução do sistema Geo-Obras

Efeito de Onda

Página AMM e prefeituras participam de capacitação para execução do sistema Geo-Obras

  • 21/03/2016 às 09:02

Fonte: Assessoria TCE-MT

Crédito: Thiago Bergamasco

Operadores do sistema Geo-Obras de 20 Instituições fiscalizadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) participaram de capacitação ofertada pela Secretaria de Controle Externo de obras (Secex), ao longo da sexta-feira (18.03). O software é uma ferramenta de prestação de contas que abriga informações referentes a obras executadas em órgãos das esferas estadual e municipal.

De acordo com a servidora da Prefeitura de Querência, Danúbia Gomes, este foi o primeiro contato que ela teve com o Geo-Obras desde que lhe foi atribuída a função de operadora do sistema. "Eu estou nesta função a pouco mais de um mês e, por isso, é fundamental essa capacitação para dar andamento no trabalho", pontuou. Para a servidora, há muita "responsabilidade em lidar com as informações que serão fiscalizadas pelo Tribunal de Contas e disponibilizadas aos cidadãos". "O sistema também permite maior transparência e acesso à população", completou.

Nesta etapa de capacitações que reuniu cerca de 27 servidores, alguns operadores também aproveitaram para fazer uma reciclagem ou, ainda, para aprofundar o conhecimento sobre o Geo-Obras. É o caso de Maria Teresa, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). Para a participante, esta é uma "boa oportunidade de aprimorar a execução de um sistema que tem uma finalidade nobre ao dar publicidade em construções para a sociedade".

Segundo explicou a facilitadora e técnica da Secex de obras, Heloísa Boaventura de Moraes, o Tribunal de Contas faz o acompanhamento do sistema e emite alerta aos responsáveis para que corrijam eventuais falhas na prestação de contas com ausência de informações específicas, planilhas, documentos. Caso a irregularidade não seja retificada, a unidade pode ingressar com uma representação interna, que será deliberada em sessão ordinária e pode resultar em penalidades aos fiscalizados.

 

"Este, entretanto, não é nosso objetivo. É por isso que ofertamos capacitações aos jurisdicionados, porque, quando as informações são gerenciadas no sistema corretamente, facilita a nossa auditoria e também beneficia a população que recebe dados de excelente qualidade sobre a realidade de seu município", afirmou. Atualmente, através do portal do Geo-Obras, no módulo cidadão, todas as informações relacionadas a obras em municípios e secretarias são disponibilizadas à população automaticamente, desde o projeto básico até a licitação.

Participaram da capacitação, também, representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT); da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH); da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM); do Serviço de Água e Esgoto de Nova Mutum; da Câmara de Nova Monte Verde; e das Prefeitura de: Cuiabá, Porto Estrela, Cáceres, Castanheira, Primavera do Leste, Aripuanã, Tangará da Serra, Cláudia, Jaciara, Campo Verde, Alta Floresta, Marcelândia e Nova Xavantina.

TCE
capacitação
Geo-Obras
active
Plugin