Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM e MP vão debater com prefeitos a criação de consórcio para aquisição de medicamentos

AMM e MP vão debater com prefeitos a criação de consórcio para aquisição de medicamentos

Efeito de Onda

Página AMM e MP vão debater com prefeitos a criação de consórcio para aquisição de medicamentos

  • 21/09/2017 às 09:01

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Agência de Notícias da AMM

O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, se reuniu com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Neurilan Fraga, nesta quarta-feira (20), para tratar do avanço na criação do consórcio intermunicipal para a aquisição de medicamentos, materiais, equipamentos e serviços para atender as demandas de saúde dos 141 municípios de Mato Grosso. O objetivo é proporcionar economia de recursos públicos por meio de compras em larga escala e evitar o desabastecimento das cidades.

 O procurador ressaltou que até o final deste ano o consórcio estará concluído. “A próxima etapa agora é a visita que eu e o presidente da AMM vamos fazer nos polos regionais para reunir os prefeitos para conversar e orientar quantos aos procedimentos e aprovação pelas câmaras municipais”, disse ele.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, frisou que vai visitar todos os polos regionais para se reunir com os prefeitos para tratar do consórcio e outros temas inerentes à gestão pública. Neurilan afirmou que a proposta veio ao encontro das preocupações da entidade em colaborar com a otimização da prestação de serviços à população. “O modelo, além de diminuir custos e aumentar a eficácia dos serviços, também dará mais transparência às aquisições de medicamentos”, assinalou. A fim de consolidar o consórcio, já foi feito um calendário de visita às regiões.

O modelo proposto para implantação em Mato Grosso é uma adaptação regional da experiência exitosa do Consórcio Paraná Saúde, que conseguiu reduzir em até 70% os custos, comprando medicamentos direto das fábricas para atender a farmácia básica. Um termo de cooperação técnica foi assinado pelas instituições no início de junho para definir as ações de concretização do projeto.

A AMM  mobiliza os prefeitos para conhecerem e participarem do consórcio de saúde com a finalidade específica de operacionalizar ações do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

 

Saúde
Medicamentos
Consórcio
active
Plugin