Página - AMM e MP discutem ações conjuntas para combate à fome em Mato Grosso
AMM e MP discutem ações conjuntas para combate à fome em Mato Grosso
Efeito de Onda
Página AMM e MP discutem ações conjuntas para combate à fome em Mato Grosso
Crédito: Divulgação AMM
O fomento a políticas públicas de segurança alimentar em Mato Grosso visando fortalecer o acesso universal à alimentação adequada e a proteção aos grupos mais vulneráveis foi amplamente discutido durante reunião realizada nesta segunda-feira (15), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), entre o presidente da instituição, Neurilan Fraga, e o promotor de justiça Henrique Schneider.
O promotor, que é coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar do Ministério Público de Mato Grosso, apresentou os objetivos do projeto “Cibus: você tem fome de quê”, idealizado pelo MP com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar no estado, por meio da articulação entre os poderes executivos estadual e municipais.
O projeto prevê a realização de ações de informação e sensibilização sobre a temática da fome em instituições de ensino públicas, por meio de ações pedagógicas como a implantação de hortas e a exibição do vídeo sobre o assunto.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que a instituição apoia as iniciativas que visam favorecer os mais vulneráveis, considerando que as temáticas de cunho social têm grande relevância para o desenvolvimento dos municípios. “A insegurança alimentar atinge milhões de brasileiros e as instituições têm que se unir para combater essa distorção social que afeta a dignidade das pessoas. Vamos incentivar a participação dos municípios nessa iniciativa, que visa o engajamento dos gestores públicos e de toda a sociedade”, assinalou.
A AMM vai informar os prefeitos sobre o projeto e mobilizar instituições parceiras, como União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), além dos secretários de Agricultura, para o engajamento nas atividades a serem executadas.
Entre as ações que serão promovidas estão a articulação junto ao governo estadual para a criação de lei que institua o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em Mato Grosso, o fomento à criação de hortas escolares e o fortalecimento da agricultura familiar, a realização de diagnóstico de pessoas em situação de insegurança alimentar no estado, entre outros. “A parceria da AMM é essencial para o avanço do projeto”, destacou o promotor Henrique Schneider, que sugeriu a formalização de um termo de parceria institucional entre a Associação e o MP.
Também participaram da reunião a coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, a coordenadora jurídica, Débora Simone Rocha Faria, o responsável pelo setor capacitação de eventos, José Antônio Pinheiro, além da servidora do MP, Luciana Hernandes.
Notícias para Você
Notícias para Você
20 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Demarcação de terras indígenas em MT: após novos decretos, AMM e entidades vão ao STF cobrar segurança jurídica
Preocupados com o impacto das novas demarcações de terras indígenas em Mato Grosso, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, o deputado estadual Eduardo Botelho, a deputada estadual Janaína Riva, o prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, o presidente da Apr…
20 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Dia da Consciência Negra: cinema de MT apagou os negros por 30 anos, aponta pesquisa da UFMT
Pessoas pretas quase não existem no cinema feito em Mato Grosso. É o que mostra uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso que vasculhou 48 filmes financiados com recursos públicos. O resultado escancara um roteiro repetido: pouco espaço nas telas, pouquíssimo poder de decisão e est…