Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM divulga índice de participação dos municípios no Fethab

AMM divulga índice de participação dos municípios no Fethab

Efeito de Onda

Página AMM divulga índice de participação dos municípios no Fethab

  • 04/12/2015 às 17:15

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Prefeitura de Feliz Natal

A Associação Mato-grossense dos Municípios, divulgou nesta sexta-feira (04), o índice de participação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação(Fethab). Para fazer o levantamento junto aos gestores, foi criada este ano uma comissão que busca os dados para a composição dos Índices de Participação dos Municípios no Fethab (IPMF), que será aplicado em 2016.

A comissão foi criada por meio da portaria 39/2015,  é presidida pela coordenadora Jurídica da AMM, Débora Simone Faria e composta também por Lieda Brito, Ana Catarina de Souza e Lisibete Santiago. Débora explicou que a comissão solicita das prefeituras o envio de mapas das estradas municipais e estaduais não pavimentadas, georeferenciadas e acompanhadas de anotação técnica. O mapa é um dos critérios para a composição do IPMF que deverá ser atualizado todos os anos pela AMM.

Cada município envia para a comissão as informações, que são utilizadas com os critérios estabelecidos  em 30% de acordo com a quilometragem de estradas municipais não pavimentadas; 30% das estradas estaduais não pavimentadas com relação ao total do estado; 30% do Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH) com o índice invertido e  5% da população, com relação ao número total de habitantes.

Débora informou ainda que após o cálculo do índice, a planilha é publicada no Diário Oficial do Estado e no Diário Oficial dos Municípios. “Solicitamos o mapeamento contendo as informações para divulgar o índice. Os gestores que se sentirem insatisfeitos com os números apresentados. Pode recorrer em até 30 dias para rever o seu cálculo. A comissão analisa caso a caso para dar uma resposta” garantiu a coordenadora Jurídica

O presidente da AMM,  Neurilan Fraga ressaltou que os  municípios tem o compromisso com a sociedade na aplicação dos recursos públicos do Fethab. Portanto, todos enviam as informações necessárias para o calculo do índice do Fethab. “A comissão tem trabalhado para a dar a resposta aos gestores em relação a situação de cada  município”, observou  

Os municípios  podem aplicar os recursos do Fethab em obras e serviços na área de transporte. Os recursos são usados na recuperação de estradas estaduais e municipais não pavimentadas, além de pontes e bueiros.

AMM
Fethab
active
Plugin