Página - AMM detalha critérios para apuração do Índice de Agricultura Familiar
AMM detalha critérios para apuração do Índice de Agricultura Familiar
Efeito de Onda
Página AMM detalha critérios para apuração do Índice de Agricultura Familiar
Crédito: Divulgação AMM
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) está orientando prefeitos e secretários municipais de Agricultura sobre os critérios técnicos para a apuração do Índice Municipal de Agricultura Familiar (IAF), ano-base 2025, que integra o cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) na distribuição da arrecadação do ICMS.
Em comunicado encaminhado às prefeituras nesta semana, a AMM detalha os parâmetros definidos pela Portaria nº 263/2025/SEAF, publicada em 30 de dezembro. De acordo com a norma, os municípios têm até o dia 15 de abril para concluir e enviar à Seaf o relatório com informações referentes a quatro indicadores: Cobertura de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar (AFAEN), Cumprimento das obrigações do Termo de Adesão (CT) e Recurso Financeiro total aplicado na agricultura familiar (RAAFN).
Entre os indicadores, a ATER mede a cobertura da assistência técnica e extensão rural prestada nos municípios, com registros no sistema e-SEIAF e validação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Já o AFAEN avalia o percentual de recursos do PNAE Municipal investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, com base em despesas liquidadas ao longo de 2025.
O indicador CT considera a estruturação da política municipal de agricultura familiar, levando em conta a existência e funcionamento do CMDRS, a elaboração do Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF) e a alimentação regular do sistema e-SEIAF. O RAAFN mensura o esforço orçamentário do município a partir dos recursos aplicados em ações de fomento, divididos pelo número de beneficiários, conforme dados do último censo do IBGE.
Recursos para os municípios
A AMM reforça a importância do atendimento aos critérios e do envio das informações dentro do prazo estabelecido pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). Em Mato Grosso, o critério Agricultura Familiar representa 2% da composição do IPM do ICMS, índice utilizado para a distribuição do imposto entre os municípios.
Conforme a Portaria, a Seaf será responsável pelo processamento do cálculo final do IAF e pelo encaminhamento dos índices apurados à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), impreterivelmente até o dia 31 de maio, para a elaboração do IPM Preliminar de 2027.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
09 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
AMM celebra destinação de R$ 100 milhões para reduzir déficit habitacional em MT
A destinação de R$ 100 milhões exclusivamente para a execução de políticas habitacionais em Mato Grosso vai contribuir para a redução do déficit de moradias no estado, promovendo mais dignidade e justiça social para famílias em situação de vulnerabilidade. A avaliação é do presidente da Asso…
07 de Janeiro de 2026 Radar AMM
Censo Suas 2025: municípios precisam cumprir prazo para evitar perda de recursos
Os municípios têm até 27 de fevereiro de 2026 para realizar o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2025, um levantamento fundamental para identificar a rede de serviços socioassistenciais em funcionamento no Brasil, bem como as principais demandas das gestões…