Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM cobra atualização de repasses atrasados do Governo do Estado

AMM cobra atualização de repasses atrasados do Governo do Estado

Efeito de Onda

Página AMM cobra atualização de repasses atrasados do Governo do Estado

  • 10/11/2017 às 12:21

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Agência de Notícias da AMM

         Prefeitos de todo o estado participaram nesta sexta-feira (10) de uma Assembleia Geral realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM para debater o encaminhamento da pauta municipalista nos âmbitos estadual e federal. A reunião ampliada contou com a participação de parlamentares e representante do Governo do Estado, entre outras autoridades. Na primeira parte da reunião, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, apresentou a pauta municipalista na esfera estadual. Todas as reivindicações foram relatadas ao secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, que representou o Governo do Estado.

         Um dos destaques é a necessidade de atualização dos repasses de recursos pelo Governo do Estado, com o compromisso de que não haja mais atrasos, principalmente relacionados à Saúde, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab e Transporte Escolar. “Estamos a menos de 60 dias do final do ano e os municípios precisam dos recursos em dia para honrar compromissos, atender a população e equilibrar as contas, conforme determina a legislação”, assinalou.

         Fraga reivindicou, ainda, que o repasse dos recursos da Atenção Básica seja feito diretamente para os municípios, sem a intermediação do Governo do Estado, que atualmente recebe o recurso do ministério da Saúde e repassa para as prefeituras.

         A pauta também inclui a necessidade de haver mais transparência na arrecadação do Estado que também pertence aos municípios, como ICMS, Fethab e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

         A maior participação da AMM e dos municípios na discussão dos incentivos fiscais concedidos pelo Estado também integra a pauta. A reivindicação municipalista é que o incentivo seja concedido apenas sobre os 75% do valor do ICMS pertencente ao Estado, para que os municípios não sejam ainda mais penalizados com perda de receita, que ocorreria se também fossem considerados os 25% do imposto que são destinados aos cofres municipais. A instituição também ressaltou a necessidade de que os investimentos sejam realizados nas regiões mais carentes do estado, visando a criar alternativas de desenvolvimento econômico e social para essas localidades.

         Visando a corrigir uma distorção que está ocorrendo nos municípios, a AMM também reivindicou que 100% do ICMS do óleo diesel que compõe o Fethab sejam destinados às prefeituras, que também acumulariam a tarefa de construir pontes acima de 12 metros, o que já está ocorrendo. Tal atribuição é do Estado, mas muitos municípios estão investindo na construção das pontes, para garantir a trafegabilidade nas estradas.

AMM
Repasses
Municipalismo
active
Plugin