Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - AMM busca apoio do governo federal para auxiliar municípios na gestão dos resíduos sólidos

AMM busca apoio do governo federal para auxiliar municípios na gestão dos resíduos sólidos

Efeito de Onda

Página AMM busca apoio do governo federal para auxiliar municípios na gestão dos resíduos sólidos

  • 11/08/2021 às 16:15

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Divulgação

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Neurilan Fraga, prefeitos de diversas regiões do estado e presidentes de Consórcios de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Mato Grosso se reuniram com o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Erick Moura, nesta quarta-feira (11), em Brasília.

Durante a reunião, foi solicitado ao secretário para que ele faça um intercâmbio entre os Ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento  Regional e a Fundação Nacional de Saúde - Funasa para que, conjuntamente, possam atender os municípios de Mato Grosso. A meta é mobilizar os órgãos do governo federal para ajudar na alocação de recursos para resolver o problema do saneamento básico. “Contamos também com a participação da bancada federal de Mato Grosso para que gestores sejam atendidos e possam cumprir com as metas estabelecidas pela legislação”, assinalou.

Fraga explicou que poucos municípios de Mato Grosso possuem aterros sanitários e que os de Juína e Colíder precisam ser ampliados. Ele frisa que os municípios estão  trabalhando por meio dos consórcios para garantir a estrutura necessária para as ações do saneamento. “Com a estrutura, o objetivo é diminuir o volume de lixo que vai para os aterros e também diminuir o valor da cobrança referente à coleta de lixo a ser cobrada da população”, observou.

A reunião integrou uma extensa agenda em Brasília esta semana para discutir a pauta municipalista e encaminhar demandas dos municípios. Nesta terça-feira (10), o presidente da AMM e prefeitos também se reuniram no ministério do Meio Ambiente e na Fundação Nacional de Saúde para tratar do apoio do governo federal para a gestão dos resíduos sólidos.

A parceria para viabilizar a aquisição de equipamentos, como caminhões e esteiras de separação do lixo para a destinação até os aterros sanitários, foi discutida com o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André Luiz Felisberto França.

A comitiva de Mato Grosso se reuniu, ainda, com o  presidente da Funasa, Coronel Giovanne Gomes da Silva. A reunião  contou com a participação do senador Wellington Fagundes.  O objetivo do encontro também foi buscar apoio para a gestão dos resíduos sólidos, com a liberação de recursos para a compra de caminhões para a coleta de lixo,  financiamentos para os galpões, instalação de esteiras para a separação do lixo e outras ações.

resíduos sólidos
governo federal
meio ambiente
active
Plugin