Notícias
AMM adota medidas emergenciais de prevenção aos riscos do Coronavírus
Publicado em: 20 de março de 2020
Autor:Agência de Notícias da AMM
Fonte:AMM

Diante da responsabilidade e da necessidade de implementar ações com o objetivo de zelar pela dignidade e principalmente a saúde das pessoas, sejam colaboradores, prestadores de serviços e gestores, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, adotou medidas de emergência de saúde pública, decorrente da incidência do Convid-19, o novo Coronavírus. Através de resolução, fixou o expediente de trabalho na instituição, de seis horas, sendo de 7h30 às 13h30. Conforme o documento, já publicado no Jornal Oficial da AMM, fica suspensa por prazo indeterminado a realização de reuniões, palestras e eventos que geram aglomeração de pessoas. Os portões da AMM ficarão fechados, restritos aos funcionários, prestadores de serviços, aos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Em relação aos serviços prestados aos municípios, foi instituído também o regime de teletrabalho para os funcionários acima de 60 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas, que compõem o grupo de risco. Neste regime, o colaborador se utiliza das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação no desenvolvimento de suas atividades, cumprindo parte ou a totalidade de sua jornada de trabalho em sua residência, também denominado de home office. O colaborador deverá apresentar o relatório diário das atividades ao seu coordenador. Para os que ficarão na sede, o controle de ponto não será digital, e sim por meio do livro ponto.

De acordo com a resolução, estão suspensas as viagens de funcionários a outras cidades ou estado. O funcionário que apresentar qualquer sintoma da Covid-19 deve fazer a comunicação  imediata, que será enviada  ao setor de recursos humanos, para as providências de registro e afastamento das atividades. Fica instituído a quarentena ao funcionário que realizou viagem a locais de alto risco de contágio do vírus.  Os prestadores de serviços também devem seguir as normas e tomar providências a fim de evitar a disseminação do vírus. Caso haja qualquer sintoma no quadro dos funcionários das empresas prestadoras de serviço, deverá ser comunicado imediatamente ao gerente de contrato para fins de serem tomadas as medidas administrativas.

A instituição também recomendou aos funcionários e colaboradores a criação de rotinas emergenciais, tais como: lavar mãos com frequência, realizar a higienização com água e sabão ou álcool em gel na concentração de setenta por cento; usar toalhas de papel descartável e ampliação da frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros, principalmente os vasos sanitários, com álcool ou água sanitária. Aos funcionários e prestadores de serviço foi sugerido que evitem a frequência em bares, restaurantes, ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, e a diretoria poderão instituir novas providências no intuito de combater a disseminação do Coronavírus.

Tags: Efeito Coronavírus
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Vídeos
Vídeo institucional da AMM
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades